Nós ligamos para você!
Blog

Sua Equipe e Você Sabem Negociar Preço?

Saber negociar preço é fundamental para qualquer negócio. Afinal, é preciso tirar o custo e obter um lucro sem que o cliente ache um valor estapafúrdio. Caso ele se exceda os óculos podem não ter saída e se ficar abaixo do custo naturalmente a ótica irá falir. É por isso que esta decisão deve ser muito bem pensada e avaliada.

Mas quais fatores devem influenciar na hora de decidir quanto um óculos custará? Em primeiro lugar, deve-se verificar as estratégias que os concorrentes possuem. Também é preciso conhecer as restrições governamentais e buscar ser "justo" com a qualidade do produto e o poder aquisitivo do público-alvo.

Esses são fatores importantes que devem estar presentes na hora de negociar preço. Mas há um fator determinante na tomada dessa decisão que é o objetivo de toda empresa: saber onde se quer chegar. A seguir, veja alguns pontos que irão ajudar na hora de estabelecer um preço justo para seus óculos e conquistar os clientes.

Baixe também nosso EBOOK GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.

Fatores que influenciam ao negociar preço

Equipe%20negociar%20preo.jpg

Para que o preço dos produtos da ótica estejam de acordo com o mercado tanto a equipe quanto o proprietário precisa saber negociar o preço. Mas como fazer isso? Os seguintes pontos devem ser levados em consideração nesse momento tão importante:

Peça mais e negocie

No início do processo de negociação é interessante que se peça um valor um pouco alto. Assim é possível abrir margem para a negociação quando for preciso. Afinal, existem algumas pessoas que dão exatamente aquilo que se pede sem reclamar. Isso é ótimo, pois os lucros aumentarão em conformidade.

Mas lembre-se que alguns clientes sabem que o valor que está pedindo é mais alto e por isso pedirão um desconto. Ainda existe o risco de alguém perceber que algumas pessoas pagam um valor mais baixo que outras. Sem falar que os comissionamentos e faturamento podem se tornar um verdadeiro pesadelo contábil.

Não foque apenas no resultado final

Só porque um cliente entrou na sua ótica não significa que a venda será concretizada. Esse desejo e expectativa não podem fazer parte da equipe, pois a maioria das tentativas de venda não se realizam naquele momento. O que pode desestimular e até causar problemas à equipe.

Na verdade, para que o resultado surja é necessário que aconteçam diversos êxitos maiores. Mas, para isso, a confiança de todos deve estar elevada e para que isso aconteça não se deve cobrar tanto o resultado final que é a venda. Entender que os fracassos acontecem é fundamental para alcançar o sucesso e a confiança.

Tenha clientes que dêem lucro

Negociar%20preo%20-%20Clientes.jpg

Os preços da ótica podem ter um pequeno aumento para que o lucro seja maior. Alguns clientes podem reclamar, mas conforme o tempo for passando os verdadeiros clientes permanecerão no seu estabelecimento. Isso quer dizer que seus negócios não foram abalados e ainda há uma possibilidade de lucro maior.

Pergunte aos clientes quanto pagariam por seus óculos

Para poder negociar é preciso conhecer um pouco da sua clientela e por isso é tão importante perguntar o quanto ela está disposta a pagar pelos seus produtos. Mas para ouvir uma resposta sincera não comece dando o seu preço.

Deixe que o cliente expresse a real vontade dele, pois somente assim será possível negociar preço. Uma forma de conseguir essa resposta é fazendo uma pesquisa. Assim será possível sugerir uma faixa de valores que esteja de acordo com a perspectiva tanto sua quanto do cliente.

Diferencial é essencial

Vai cobrar um valor um pouco mais alto pelos óculos da sua ótica? Então ofereça um diferencial aos seus clientes que justifique isso. Alguns exemplos do que pode ser oferecido são: garantia estendida e entrega expressa. Mas nada impede de ofertar outras coisas que sejam do real interesse do cliente.

Surpreenda sua clientela positivamente!

Saber negociar preço é fundamental para o sucesso da sua ótica. Mas para se sair bem é preciso conhecer sua clientela para oferecer algo justo e de qualidade a ela. Em nosso site você encontra muito material que irá lhe ajudar a melhorar as perspectivas da sua ótica. Por isso, fique a vontade para nos conhecer um pouco mais!

Baixe também nosso EBOOK GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.

 

08 / Mai / 2019
Yara Souza

Comente esta publicação