Quer Fazer sua Ótica CRESCER? Evite estes 10 Erros!

Tomar as decisões certas para fazer sua ótica crescer nem sempre é fácil, mas se faz necessário. Para que isso seja possível é preciso adotar uma postura de liderança, mas quando não se está devidamente preparado alguns erros grotescos podem ser cometidos.

Isso é muito comum principalmente quando não se está preparado. Como consequência pode-se observar uma equipe desestimulada e um movimento abaixo do que se espera para fazer sua ótica crescer. Entre os erros cometidos com frequência 10 deles devem ser evitados a qualquer custo e estão listados a seguir.

10 erros que te impedem de fazer sua ótica crescer

Fazer%20sua%20tica%20crescer%20-%20Plane

Para liderar uma equipe é preciso estar devidamente preparado para que os colaboradores não fiquem desestimulados ou até queiram sair da sua ótica. Empreendedores iniciantes cometem alguns erros que podem parar o crescimento do negócio o que é péssimo. Os 10 principais erros que devem ser evitados são:

Não se planejar nem ter visão de futuro

Todo colaborador deseja seguir carreira na empresa. Mas o que acontece com ele quando percebe que ela não possui planejamento, valores, objetivos, metas e visão? Naturalmente se sentirá desestimulado a continuar ali e buscará novos horizontes que o permitam concretizar seus objetivos pessoais.

Plano de cargos e salários não existe

Sua ótica possui planejamento e visão de futuro? Isso é ótimo. Mas se não oferecer um plano de cargos e salários que seja bom seus colaboradores se sentirão desestimulados do mesmo jeito. Por isso, crie um com a descrição das funções, competências, atividades, sistema de avaliação, hierarquia e tudo mais que for necessário.

Feedback apenas com elogios e críticas

Se os dois primeiros itens não existirem em sua ótica fatalmente seu feedback será feito de forma amadora. Ou seja, quando chegar o momento de fazer isso a conversa será mais subjetiva e conterá apenas elogios e críticas.

Não sabe lidar com as pessoas

Cada pessoa possui uma personalidade, motivação, modelo mental e valores. Eles foram construídos a partir das experiências de vida que tiveram e por esse motivo o comportamento de cada um é distinto.

Obviamente lidar com toda essa diferença é necessário ter pulso firme e principalmente jogo de cintura. Somente um verdadeiro líder muito bem preparado consegue enfrentar esse desafio e obter ótimos resultados.

Não oferecer ambiente de trabalho motivador

O que é um ambiente de trabalho motivador? É aquele que os colaboradores trabalham muito mais, não são respeitados em sua individualidade, mas possuem um salário gordo? Não. Muito pelo contrário.

Um ambiente de trabalho motivador é aquele que cada profissional é respeitado e reconhecido. Realiza suas tarefas sem ser em excesso, possibilita o crescimento profissional e não há problema de relacionamento. Se você oferecer esse ambiente aos seus colaboradores a chance de se sentirem insatisfeitos é mínima.

Não investir nos colaboradores

Alguns empreendedores cometem o erro de não investir nos colaboradores com medo que ele vá para outra empresa. Bom, fatalmente isso ocorrerá se todos os erros citados anteriormente estiverem presentes.

Entretanto, se o funcionário não passar por treinamentos sua ótica ficará para trás no atendimento. O que será péssimo para seu empreendimento.

Não ter gestão humanizada

Sua equipe é formada por profissionais que também possuem questões pessoais. Por isso, ao invés de conversar apenas sobre o trabalho procure conhecer o lado pessoal deles. Isso vai fazer com que sintam importantes e queiram crescer junto com sua ótica.

Manipular

As expectativas da sua ótica precisam estar alinhadas a da sua equipe. Como líder, você deve orientar para que cada colaborador tenha um crescimento pessoal e profissional. Assim tanto a sua ótica quanto a equipe sairá ganhando. Mas nada de manipular os colaboradores. O segredo para o sucesso é persuadir sua equipe.

Sem trabalho de equipe

Fazer%20sua%20tica%20crescer%20-%20Traba

Um bom líder deve trabalhar para que sua equipe esteja integrada, tenha um bom relacionamento e saibam trabalhar juntos. Para isso, cada membro deve saber claramente qual o papel dentro da sua empresa.

Sobrecarregar os produtivos e proteger os improdutivos

Ter colaboradores produtivos é ótimo para fazer sua ótica crescer. Mas sobrecarregá-los enquanto um colaborador improdutivo praticamente não se dedica não é uma boa ideia. Isso poderá desestimular o bom funcionário e fazer com que ele queira sair.

Seja um bom líder!

Para fazer sua ótica crescer é preciso apostar em uma equipe com ótimos profissionais e propiciar um ambiente de trabalho produtivo. Quer ter mais dicas para fazer seu empreendimento crescer? Então confira as novidades em nosso blog e descubra como melhorar a gestão de sua ótica.