Gestão do Estoque - Como Evitar Perdas e Prejuízos em sua Ótica!

A gestão do estoque de sua ótica é de grande importância sabe por quê? É através dela que você consegue evitar que ocorram perdas, prejuízos e falhas operacionais. Por esse motivo é tão importante ter um controle de estoque ativo e eficiente. Afinal, todos os processos dependem dele para ter um bom funcionamento.

Baixe também nosso EBOOK GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.

Como ter uma boa gestão de estoque

Para conseguir ter um controle de estoque eficiente em sua ótica separamos algumas dicas muito valiosas. São elas:

1 - Software de gestão

Com um bom software de gestão você conseguirá controlar não apenas o estoque da sua ótica, mas todas as operações que ela possuir. Dessa forma você terá um sistema integrado e otimizado que garantirão um melhor desempenho do seu negócio.

2 - Conheça as necessidades da sua ótica

Gesto%20de%20Estoque%20-%20Plano%20de%20

Você acredita que sua ótica precisa passar por algumas mudanças gerenciais? Antes de decidir quais modificações ela sofrerá você precisa conhecer as necessidades essenciais de seu negócio. A melhor forma de conseguir isso é fazendo um mapeamento dos processos e identificando a existência dos gargalos.

Você também pode fazer pesquisas tanto internas quanto externas e conhecer os detalhes dos seus produtos. Todas essas informações precisam ser claras, pois será através delas que você criará uma estrutura empresarial que norteie a gestão de estoque. Assim o estoque irá atender a demanda do seu consumidor.

3 - Saiba exatamente qual produto está em estoque

Como está o estoque da sua ótica? Você sabe exatamente quantas peças estão armazenadas, quais precisam aumentar as vendas e a quantidade de itens que devem ser comprados? Tudo isso é de grande importância para qualquer negócio independente do tamanho que ele tenha.

Gerir bem o estoque é sinal de organização e conhecimento. Este é um passo importante, pois graças a ele é possível criar ações promocionais e realizar novas compras de mercadoria. Por isso, realize esse controle periodicamente para que sempre esteja atualizado.

4 - Defina as metas

Sua equipe deve gerir o estoque da sua ótica de forma responsável, estruturada e séria. Sabe o que deve ser feito para que isso aconteça? Estabelecer metas que motive seus colaboradores. Mas não se trata de qualquer meta, muito pelo contrário. É importante que elas deixem bem claros quais os motivos e objetivos finais que cada meta possui.

5 - Treine sua equipe

Gesto%20de%20Estoque%20-%20Treinamento.j

Se sua ótica possui um controle de estoque que a parte humana não funciona bem então não adianta nada. Afinal, é sua equipe que fará esse trabalho e por esse motivo eles precisam saber exatamente o que fazer. Mas para que isso seja possível você deve oferecer a eles todas as condições necessárias para realizar essa tarefa.

Como fazer isso? Oferecendo treinamento de gestão de estoque a eles assim que o software for implantado na sua ótica. Dessa forma você estará estimulando a produtividade deles já que se sentirão mais valorizados. Como resultado as atividades realizadas com sucesso.

Além do mais, de que adianta ter um software top de linha em sua ótica se sua equipe não consegue operá-lo? A interação entre o sistema e seus colaboradores é essencial e deve ser levado em consideração na hora da escolha do programa.

Evite prejuízos e perdas!

Implantar um bom software em sua ótica é fundamental para ter uma gestão de estoque eficiente. Mas apenas isso não basta, pois sua equipe precisa estar bem capacitada para realizar essa tarefa e assim evitar que você tenha perdas e prejuízos.

Gostou do nosso conteúdo? Então continue em nosso blog e veja outros posts que preparamos especialmente para você!

Baixe também nosso EBOOK GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.