Atendimento - Como Lidar com as Reclamações dos Clientes?

Você sabe lidar com as reclamações dos clientes? Por mais que sua ótica possua produtos de qualidade e um atendimento impecável é bom estar preparado para as reclamações, pois elas sempre surgem. Afinal, não é possível agradar a todos. Elas podem surgir em qualquer momento da etapa de venda e por isso é preciso estar preparado.

Mas por que é preciso lidar com as reclamações dos clientes? Porque isso vai demonstrar que sua ótica realmente se preocupa com o bem estar do seu consumidor. Quando o cliente reclama de algo é porque não lhe agradou e deseja que aquilo seja solucionado.

Se sua ótica tentar resolver a situação da melhor forma possível para o consumidor ele ficará satisfeito. Isso pode render bons frutos para seu negócio como propaganda boca a boca positiva e mais clientes. Assim sua ótica irá prosperar e crescer cada vez mais. Veja como lidar com as reclamações dos seus clientes a seguir!

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Dicas para lidar com as reclamações dos clientes

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Um bom líder consegue capacitar sua equipe para que saiba lidar com os problemas que possam surgir no ambiente de trabalho. Não apenas lidar com eles, mas também buscar por uma solução que seja boa para todos. Veja algumas dicas para que sua equipe aprenda a lidar com as reclamações.

Acompanhe o problema até o fim

Se tem algo que irrita o cliente é ver que seu problema está sendo passado para outros sem que uma solução apareça. Inventar desculpas, pedir para que outra pessoa tente solucionar o problema ou dizer que não tem o que fazer não é uma boa ideia.

Se o cliente está reclamando de algo é porque se sentiu lesado por sua ótica. Por isso, não coloque empecilhos para tentar solucionar a questão. Outro ponto importante é acompanhar o problema até que uma solução seja encontrada. Isso vai fazer com que o cliente sinta que sua ótica realmente se importou com ele.

Rapidez é tudo

Em quanto tempo sua ótica consegue solucionar a reclamação do cliente? Ao fazer alguma reclamação o cliente deseja que a solução seja encontrada o mais breve possível. Mas não basta ter agilidade para solucionar o caso e em pouco tempo o cliente retornar a sua ótica com o mesmo problema ou se queixando que está pior.

Apresente a solução em pouco tempo, mas com uma ótima qualidade. Assim você conseguirá cativar o cliente e fazer com que ele se torne fiel a sua ótica.

Mostre que está em busca da melhor solução para o cliente

Sua ótica precisa saber gerir o relacionamento com o cliente. Isso quer dizer que ele precisa sentir que você realmente se preocupa com o bem estar dele.

Vão surgir casos que o cliente não tem razão com a reclamação. O importante, em todos os casos, é demonstrar que você entende o lado dele. Assim ele se sentirá valorizado e poderá entender e aceitar melhor seus argumentos.

Demonstre arrependimento

Erros são cometidos a todo momento e por qualquer pessoa. Reconhecer quando se está errado é uma virtude que poucos possuem e que sua ótica deve demonstrar ao cliente sempre que fizer algo errado.

Não minimize a reclamação do cliente

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Outra dica fundamental para lidar com as reclamações dos clientes é não tentar minimizá-las. Isso pode fazer com que ele fique ainda mais indignado e frustrado. Além do mais, ele não sentirá mais confiança na sua ótica e possivelmente não voltará a lhe procurar.

Sabe o que é pior? Contará para todos o que aconteceu e isso pode impactar negativamente seu negócio. Mas tudo isso pode ser evitado se você demonstrar que se interessa pelo bem estar do cliente e que quer encontrar a melhor solução para ele. Isso fará com que ele se sinta prestigiado e valorizado por sua ótica.

Conclusão

Saber lidar com as reclamações dos clientes é sinal que sua ótica se preocupa com o bom relacionamento com os mesmos. Para mais dicas fique atento as novidades em blog e veja todos os conteúdos que disponibilizamos para que seu negócio prospere cada vez mais!

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