VENDEDOR DE ÓTICA: 3 PONTOS CRUCIAIS PARA SE TORNAR UM EXPERT

 

O mercado ótico não é um dos segmentos mais fáceis de se trabalhar, afinal saber como vender óculos é uma tarefa e tanto, considerando que muito mais do que estética, oferece-se saúde e qualidade de vida.

Assim, por se tratar de um tipo de venda muito técnica, é que se torna muito difícil encontrar bons vendedores de óculos, sem contar que a maioria desses profissionais recebem apenas o treinamento técnico de ótica, sem a abordagem na parte de vendas.

Mas, se você está pensando no melhor para o seu negócio, dê adeus a apostila para vendedor de ótica, pois aqui você aprenderá como ter os melhores vendedores em pouco tempo!

  1. INTERPRETAÇÃO DA RECEITA OFTALMOLÓGICA

O que um vendedor de ótica precisa dominar? Certamente é a interpretação da receita, sendo esse um pré-requisito indispensável.

O que acontece em muitos estabelecimentos no entanto é que se tem ótimos vendedores, super carismáticos, atenciosos, mas que pecam quanto ao conhecimento técnico.

Por isso, é muito importante lembrar que o vendedor precisa saber explicar a necessidade do cliente através da receita de uma forma simples, prática e que passe confiança.

Além do mais, esse domínio técnico ajudará a vender as melhores lentes corretivas, aumentando assim o faturamento do seu negócio.

  1. CONHECIMENTO SOBRE AS LENTES

Muitas das pessoas que vão até uma ótica, zelam majoritariamente pela qualidade das lentes, afinal é a parte do óculos, mais importante, certo?

Porém, muitas óticas não realizam treinamentos mais técnicos com sua equipe de vendas nesse sentido, fazendo com que se tenham vendedores de ótica com pouco domínio sobre as lentes.

Por isso, o que um vendedor de ótica precisa saber? Com certeza, com relação às lentes, é os tipos disponíveis no mercado, tipo de foco, material de produção, quais os tratamentos nas lentes mais procurados e indicados, suas colorações, dicas de uso, enfim.

Todos esses detalhes na hora da venda farão a diferença, afinal contar com um vendedor de ótica que entenda e explique claramente tudo isso, gerará mais confiança no cliente, aumentando as chances de venda. 

  1. TENDÊNCIAS NO MERCADO DE ARMAÇÕES

As armações deixaram de ser apenas mais um dos complementos do óculos, sendo encaradas atualmente pelos clientes como um fator determinante na hora da compra.

Sabendo dessa necessidade, o vendedor de ótica precisa estar antenado nas tendências do mercado, afinal o consumidor não finalizará a compra se não gostar das armações presentes na ótica.

Por isso, independentemente se será uma armação de óculos solar ou de grau, discreta ou extravagante é essencial ter conhecimento básico sobre as armações mais indicadas para cada tipo de rosto, quais estão na moda, enfim.

Portanto, treine o seu vendedor para os 3 passos citados nesse material, pois isso fará com que o cliente, no momento da compra, sinta-se mais satisfeito e com suas necessidades atendidas!