Ticket Médio - Como Precificar os Produtos Corretamente

Saber precificar os produtos é essencial para a saúde financeira de qualquer negócio e para isso é muito importante que a gente entenda sobre o ticket médio e a sua importância na precificação dos produtos ou serviços.

Quando o nosso ticket médio está baixo é possível notar que as vendas não estão indo muito bem e há algo de errado com a precificação. Porém quando o ticket médio está alto temos um cenário oposto. Por conta disso, o ticket médio é uma métrica importante para o sucesso da nossa ótica.

Se você está com problemas ao precificar os produtos, esse texto foi feito especialmente para você. Preste atenção até o final, pois hoje iremos te ajudar a precificar os produtos corretamente e isso vai fazer a sua ótica aumentar os lucros em pouco tempo.

Como precificar os produtos da minha ótica

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- Defina os custos e despesas

Antes de precificar os produtos é necessário definir quais são e os valores dos gastos da sua ótica. Os gastos são definidos como custos e despesas, embora muitos acreditem ser a mesma coisa, eles são conceitos diferentes e que impactam na precificação dos produtos.

Os custos são os gastos relacionados às atividades diretamente ligadas ao produto ou serviço oferecido pela sua ótica. Já as despesas são os gastos de cunho administrativo.

Depois de definir quem é quem e quais são os seus valores, você verá que as coisas ficarão mais fáceis até chegar ao ponto de precificar o produto.

- Defina a sua margem de lucro

Depois de definir os gastos é a hora de definir uma margem de lucro. Para defini-la você terá que saber qual é o lucro líquido da venda do produto que você deseja precificar.

Esse valor deve servir para cobrir todos os seus gastos e ainda de proporcionar um lucro, pois não faz sentido ter uma empresa que apenas sobreviva no mercado, sem retornos lucrativos.

- Não ignore o preço da concorrência

O preço de venda do seu produto deve ser compatível com o preço praticado no mercado. Se você não utilizar os valores corretos a sua ótica começará a perder vendas e isso implica na perda direta de dinheiro.

Para evitar isso, use o preço de mercado para definir valores coerentes para os seus produtos e assim não ficar no prejuízo com a perda de clientes e conseguir um bom lucro.

- Precifique

O último passo é precificar. Você pode usar diversos métodos para precificar, até somente pelo preço de mercado. Porém, pelo preço de mercado você não tem a total garantia que aquele produto está te dando o retorno suficiente para pagar os gastos e ainda gerar um bom lucro líquido.

Isso acontece, pois cada ótica tem os seus gastos. Mas para calcular rapidamente e de modo básico a sua precificação é só você fazer Precificação=soma do custo do produto, percentuais de custos, despesas e percentual de lucro.

Em resumo...

O ticket médio é uma métrica importante, fácil de ser calculada e que nos auxilia na hora de precificar os produtos. Então, agora que você sabe fazer essa precificação de modo correto, nunca mais você terá uma ótica que te dê prejuízos ao invés de lucro.