Técnicas de Vendas – Como Manter uma Equipe Motivada o Ano Inteiro

O desejo de todo o dono de uma ótica é aumentar as vendas e ganhar mais lucros, por isso é tão importante ter funcionários bons e eficientes, pois são eles que vendem o seu produto. Descubra algumas dicas para manter uma equipe motivada e melhorar os seus negócios.

BAIXE TAMBÉM NOSSO EBOOK GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.

Promova treinamentos

Existem vários seminários e treinamento para a sua equipe de vendas, a vantagem de investir nisso vai além de ter funcionários bem capacitados.

Ao você treinar os seus colaboradores, eles se sentem valorizados e ficam motivados, trabalhando com mais vontade para retribuir a valorização.

Você pode investir em vários cursos, como técnicas de vendas, técnicas de negociação, técnicas de atendimento ao consumidor e várias outras opções.

Desenvolva metas a serem cumpridas

A maioria das pessoas gosta de desafios e trabalham melhor quando tem um prazo para cumprir, quase como se fosse uma realização pessoal.

Mas você deve ter cuidado, ao definir metas para cada pessoa, você deve escolher objetivos claros e que possam ser alcançados. Não tente extrapolar o número de vendas por que os funcionários não irão conseguir alcançar a meta e ficaram desmotivados.

Manter uma equipe motivada é um desafio diário, então você deve acompanhar a evolução de cada funcionário e visualizar de perto enquanto eles se esforçam para bater as metas.

E quando a sua equipe alcançar os objetivos, lembre-se de parabenizá-los e dar algum presente significativo, assim eles vão sentir que o trabalho deles compensou e que vale a pena se esforçar pela ótica.

Realize reuniões

manter%20uma%20equipe%20motivada%20-%20R

Muitos funcionários ficam desmotivados por que não sabem se estão realizando o trabalho da maneira correta ou não identificam os resultados dos seus esforços.

Com reuniões, semanais ou mensais, você pode expor os resultados da equipe, parabenizar os pontos positivos e identificar o que deve ser melhorado.

Se algum funcionário se sobressaiu e fez algo positivo, dê os parabéns na frente da equipe e o use como exemplo para os outros se esforçarem também.

Porém, se algum funcionário tiver um desempenho ruim, converse com ele em particular, descubra se tem algum problema incomodando e tente o ajudar.

Para manter uma equipe motivada você sempre deve elogiar em público e chamar a atenção em particular.

Trate bem os funcionários, salário não é tudo.

Muitos líderes tentam incentivar seus funcionários só com o salário, e eles acabam trocando de emprego por um que pague até menos.

O que acontece é que a qualidade de vida no trabalho é um fator importante para os colaboradores, por isso que você deve ficar atento a várias coisas, além do salário, como:

  • Bom ambiente de descanso e de trabalho;

  • Benefícios como vale alimentação e plano de saúde;

  • Flexibilidade de horário;

  • E um relacionamento amigável.

Esses são apenas alguns fatores que os profissionais levam em conta na hora de trocar de emprego, nenhum salário vale a pena aguentar desaforos e trabalhar no meio do estresse.

Conheça mais técnicas para aumentar as suas vendas e manter uma equipe motivada.

Acompanhe nossas publicações e descubra tudo o que você precisa saber para alavancar as vendas de sua ótica, sempre cuidando bem de quem trabalha para você.

BAIXE TAMBÉM NOSSO ebook GRATUITO de COMO AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA ÓPTICA  e se surpreenda com dicas valiosas.