SWOT: IDENTIFIQUE OS FATORES QUE ACABAM COM A SUA ÓTICA

Leia aqui quais são os 4 pilares do SWOT analise que podem estar impedindo o sucesso da sua ótica!

Você já ouviu falar sobre SWOT? Bom, essa sigla vêm do inglês, representando Força (Strengths), Fraqueza (Weakness), Oportunidade (Opportunities) e Ameaça (Threats).

Aqui no Brasil, é comum ouvir algumas pessoas denominando essa análise empresarial de FOFA (Força, Oportunidade, Fraqueza e Ameaça).

Mas, independentemente do nome, saiba que essa metodologia é considerada como uma das mais importantes e conceituadas quando o assunto é a avaliação de uma empresa.

Assim, se você quer ter uma ótica de sucesso, é indispensável aprender a usar esse planejamento estratégico, afinal, ele lhe dará um diagnóstico preciso e completo sobre a real situação do seu negócio.

Então, através da SMOT análise, será possível identificar os principais fatores internos a serem trabalhados e os pontos externos que demandam atenção, garantindo que você melhore suas estratégias e assim vença as barreiras que estão impedindo o seu crescimento.

Confira a seguir tudo sobre essa estratégia e aprenda como utilizá-la em sua ótica, visando expandir cada vez mais os rendimentos da sua loja!

- Como o SWOT pode ajudar sua ótica?

- Quais são os fatores considerados na SWOT análise?

- Como o SWOT pode ajudar sua ótica?

A análise SWOT pode ajudar o negócio das seguintes formas:

  • Proporcionar melhor visão sobre os cenários de seu negócio
  • Gerar mais segurança para a sua tomada de decisão em sua ótica
  • Compreender a posição de sua ótica em relação aos seus concorrentes
  • Oportunidade de antecipar-se à movimentos externos.

Agora que você já tem uma noção como essa estratégia poderá ajudar no crescimento da sua ótica, que tal aprender como funciona na prática?!

- Quais são os fatores considerados na SWOT análise?

A SWOT analise irá avaliar basicamente 4 fatores em seu negócio: o que ajuda e o que atrapalha no seu ambiente interno e o que ajuda e o que atrapalha no ambiente externo.

Para os fatores internos, será feito um diagnóstico olhando para dentro de sua ótica, como os SWOT exemplos a seguir:

  • Forças: gestão estratégica, credibilidade com clientes, assistência especializada, estratégias de marketing, entre outros.
  • Fraquezas: má localização da ótica, falta de treinamento dos vendedores, falta de orçamento, prazo de entrega dos produtos e etc.

Com relação aos fatores externos, essa análise irá considerar todos os aspectos não controláveis, ou seja, aqueles que não cabem a você diretamente, tais como:

  • Oportunidades: pessoas com necessidade de uso de óculos, ineficácia da concorrência, falta de ações de marketing dos concorrentes, reserva financeira para negociar com fornecedores de óculos.
  • Ameaças: aumento da venda de óculos pela internet, aumento da pirataria, concorrência desleal, novas óticas concorrentes.

Tendo esse diagnóstico SWOT, será muito mais fácil avaliar o seu negócio, traçando novas estratégias para melhorar o que ainda está a desejar.

Além do mais, sabendo identificar as fraquezas em sua loja e quais são as ameaças que podem colocar seus planos por água abaixo, você terá muito mais chances de vencer esses desafios, alcançando o sucesso em sua ótica ao maximizar suas vendas em armações receituários e armações solares, visando buscar também um fornecedor no atacado ótico que irá proporcionar qualidade e preço de óculos.