Outsourcing: O que é, Vale a Pena Implementar em minha Ótica?

No mundo dos negócios existem diversos termos que apenas pessoas da área conhecem o seu significado, uma dessas palavras é a palavra outsourcing.

Com certeza você já ouviu falar em algum lugar sobre o que é ou já ouviu em alguma reunião alguém empregar essa palavra. Mas você sabe o que é outsourcing?

Bom, hoje iremos te mostrar o que é outsourcing e se realmente vale a pena implantá-lo em sua ótica.

O que é outsourcing?

Muitos traduzem outsourcing apenas como terceirização, mas essa definição é bem equivocada. Embora out significa fora e sourcing significa fonte, outsourcing não significa apenas pegar fontes externas, que seria a terceirização. Outsourcing significa a terceirização de áreas estratégicas da empresa.

Essa terceirização estratégica é responsável por promover diversas vantagens para a empresa, que veremos mais à frente.

Vale a pena implementar em minha ótica?

Outsourcing.jpg

A terceirização de áreas chaves da empresa vale muito a pena em casos específicos. Alguns desses casos é na redução de custos, quando você deseja diminuir os custos da sua empresa na prestação de determinado serviço.

Outra situação em que vale a pena implantar a terceirização é quando a ótica não dispõe de uma estrutura para um serviço ou não possui pessoal qualificado para isso. Então, se a sua ótica está em uma dessas situações, com certeza vale a pena implementar a terceirização de áreas estratégicas.

Vantagens

- Redução de gastos

Você poderá ter acesso à recursos tecnológicos e de pessoas que não possuam na sua empresa sem a necessidade de mudar algo no espaço físico, por exemplo, havendo assim redução de gastos. Além disso, você não irá gastar com nenhum treinamento.

- Processos mais ágeis

Os processos se tornam muito mais rápidos e com o máximo de qualidade possível.

- Mais produtividade e competitividade

Quando você terceiriza uma área ela passa a ser mais produtiva e isso aumenta a competitividade da sua empresa com relação às outras no mercado.

Isso acontece porque a empresa terceirizada especializada na área trabalha com profissionais altamente treinados para aumentar a produtividade sem perder a qualidade.

Desvantagens

- Não atingimento dos objetivos

Uma desvantagem comum é o não atingimento dos objetivos por parte da empresa que contratou o serviço de terceirização. Esse objetivo pode ser desde a redução de custo até o desempenho da equipe terceirizada.

- Dependência

O aumento da dependência é a principal desvantagem da terceirização de áreas estratégicas, pois a empresa passa a ficar dependente da empresa responsável pela terceirização e com isso podem acabar tendo problemas com prazos e qualidade do produto ou serviço prestado para a ótica.

- Problemas com confidencialidade de informações

Isso acontece quando há a perda de controle do gestor em alguns procedimentos. Isso faz com que não haja segurança total das informações.

Em outras palavras...

Agora que você sabe o que realmente significa a palavra outsourcing você não tem mais motivos para utilizar os termos incorretos quando o assunto se tratar de terceirização.

Ela é uma ótima opção para a sua ótica, acredito que isso tenha ficado bem claro e com isso você pode ter uma redução de custos e promover um melhor serviço para o seu cliente.