Online e Offline - Sua Ótica Deve Se Preocupar com Isso?

A cada dia o mundo online vem se tornando um importante aliado do empreendedorismo, por isso é preciso ficar atento a esse cenário. Não estamos falando aqui apenas dos projetos digitais que são feitos inteiramente pela internet, muito pelo contrário.

O ambiente virtual hoje tem possibilitado inúmeras estratégias, capazes de impactar positivamente os micro e pequenos negócios também no âmbito offline. Um dos ramos de atividade que podem se valer desse novo cenário, por exemplo, é o das óticas.

As ações nesse caso, devem integrar o virtual e o físico de modo a criar um mecanismo produtivo. A ideia é que isso possa se traduzir em um maior fluxo de venda e valorização da marca. Respondendo a pergunta-chave do título, portanto, isso é de fato algo com que sua ótica deve se preocupar, e na sequência apresentamos algumas ideias de como fazer isso.

Marketing de conteúdo

Tendência nos últimos anos, o Marketing de Conteúdo vem se mostrando uma importante ferramenta na integração do mundo online com negócios offline.

Também chamado de Inbound Marketing, embora conceitualmente esse termo tenha maior abrangência, a estratégia a grosso modo consiste em oferecer conteúdo de valor para só depois vender.

O processo de vendas, portanto, começa antes do cliente entrar na loja e antes mesmo dele saber que tem um problema que precisa ser solucionado. Isso porque em uma primeira etapa, o marketing de conteúdo se concentra em ajudar o potencial consumidor a entender exatamente o que procura.

O processo normalmente é feito por meio de um blog corporativo, onde a empresa publica conteúdo que possa interessar o seu público-alvo. Isso significa que antes de qualquer coisa, é importante saber claramente quem é esse público.

Exemplo simples de marketing de conteúdo

marketing%20de%20conteudo.jpg

Para que você possa entender na prática o que isso significa, portanto, vamos citar exemplo de uma empresa que comercializa semijoias. Essa suposta empresa sabe que seu público-alvo são mulheres entre 16 e 28 anos que fazem faculdade e trabalham meio período.

Além disso, reunindo outras informações a respeito desse público, ela descobriu que essas mulheres se interessam por itens da moda que são baratos e tendência entre famosas.

Sabendo disso, em seu blog corporativo a empresa escreve um artigo sobre "5  bijuterias incríveis inspiradas em joias de celebridades".

Esse tipo de artigo naturalmente vai chamar a atenção do público-alvo, e a partir daí, as possibilidades são inúmeras. É possível, por exemplo, que a empresa insira um brinde para quem ler o texto solicitando para isso o cadastro do e-mail.

Esse brinde pode ser até mesmo um e-book com outros "20 modelos de bijoux que são tendência de verão", por exemplo.

Dessa forma a loja de semi-joias não só cativa a atenção do público como já consegue o contato de um cliente potencial. A partir daí basta trabalhar o relacionamento e eventualmente informar-lhe sobre promoções e novidades da loja.

Vale destacar aqui que essa é apenas uma maneira simples de lidar com o marketing de conteúdo. Em se tratando de Inbound Marketing, as possibilidades são diversas e incluem até mesmo um processo chamado "funil de vendas".

A boa notícia é que atualmente existem muitas agências especializadas nessa integração do mundo online com o offline e que pode ajudar na implementação das estratégias. Fica a dica.