Quem nunca ouviu a frase: “eu gostaria de levar, mas está caro...”? Bom, infelizmente essa é uma das frases mais escutadas por vendedores, mas é preciso saber lidar com isso.
Nesse sentido, mesmo que essa objeção caia como um balde de água fria nas suas vendas, é super importante saber contornar a situação, mostrando motivos convincentes ao cliente.
Para isso, não basta apresentar outras opções de óculos, pois o consumidor ainda terá o pensamento da economia. É preciso pensar em condições de pagamento mais flexíveis, marcas mais econômicas e principalmente mostrar os benefícios em longo prazo.
Assim, se você quer saber como acabar com as desculpas quando o cliente diz que seu produto “ta caro”, confira as dicas que a Yara Souza Company separou para você!
- Mantenha a calma e confiança
Só por que o cliente demonstrou desinteresse pelo produto não quer dizer que realmente não tenha pensando em comprar.
E é justamente por esse motivo que o seu vendedor precisa respirar fundo, contar até três e após estar calmo pensar em uma estratégia de venda mais eficaz.
Essa pausa é importantíssima para melhorar as vendas e não agir por impulso, visto que muitos vendedores se desanimam com objeções e começam a descartar o cliente, mostrando uma falta de interesse.
Outra questão que reforça a importância do silêncio é que nesse breve momento, os clientes costumam se justificar, fazendo com que expondo seus argumentos, seja mais fácil do vendedor saber como ajudá-lo.
Sendo assim, treine a sua equipe de vendas para aprender a contornar essas situações, pois o silêncio nessas horas pode ser a peça chave para o sucesso de vendas da sua ótica.
- Questione o seu cliente
Se o seu consumidor não quer fechar a compra alegando que o preço está caro, é fundamental que você o questione sobre isso, para saber os motivos desse pensamento.
Assim, você terá uma noção sobre a satisfação quanto ao seu produto, podendo saber se o cliente não deseja comprar por motivos financeiros pessoais ou por algum fator externo, como preço na concorrência, qualidade e etc.
Por isso, tente instigar o cliente a se manifestar quanto à sua objeção de preço, como:
- Por acaso, você encontrou outras opções semelhantes mais em conta?
- Qual o seu orçamento disponível para gastar?
- Você está à procura de óculos considerando apenas o preço?
- Tem alguma sugestão para melhorarmos a proposta?
- E se houver a possibilidade de desconto, quanto está disposto a investir?
Analise muito bem as respostas dadas e partindo delas desenvolva uma estratégia de venda diferenciada, sempre tentando conciliar a necessidade do cliente com os interesses e metas da ótica.
- Apresente benefícios ao cliente
Muitas vezes o cliente está apenas tentando barganhar um desconto em seus óculos e por isso é fundamental que a equipe de vendas esteja treinada para oferecer benefícios e não preços.
Dessa maneira, não diminua o seu produto tentando baixar o preço, mas sim mostre ao seu consumidor as mil e uma vantagens de adquirir os seus óculos. Para isso, pense em:
- Condições de pagamento mais flexíveis (parcelamento sem juros, crediário próprio, aumento no número de parcelas, opções de cartões);
- Algum programa fidelidade para o cliente ao retornar;
- Mostrar a relação custo benefício da qualidade x preço;
- Apresentar algumas ofertas da concorrência.
Portanto, aplicando essas três dicas, nós da Yara Souza Company lhe garantimos que ficará muito mais fácil convencer o cliente a comprar em sua ótica, visto que se trata de uma estratégia de vendas para óticas super eficiente.