Na hora de vender os seus produtos a prazo é necessário confiar no cliente, pensando nisso, o sistema do Serasa criou o score de crédito para facilitar a sua vida e a de outros comerciantes.
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O que é o score?
O score é um sistema de pontuação que avalia o poder de compra e pagamento de qualquer pessoa, todo brasileiro possuem uma pontuação diferente.
A escala vai de 0 pontos até 1000 pontos, sendo que essa pontuação avalia fatores como:
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Pagamentos de dívidas;
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Histórico de dívidas negativadas;
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Histórico de financiamentos;
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Dados cadastrais atualizados.
Quem alcançar a pontuação máxima, de 1000 pontos, significa que é um comprador exemplar, paga todas as dívidas em dia e não tem inadimplências recentes.
Entendendo melhor a pontuação
Quanto maior a pontuação, melhor comprador a pessoa é, porém é possível você classificar o cliente em três níveis, o que vai te garantir uma maior segurança na hora de vender, ou não, a prazo.
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Pontuação de 0 a 300 pontos: O risco de não pagamento é alto, não venda para ele.
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Score de crédito entre 300 e 700 pontos: O risco de não pagamento é médio, cuidado com esse cliente.
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Score acima de 700 pontos: O risco é baixo, pode vender com maior tranquilidade.
Como utilizar essa informação nas minhas vendas?
Você já sabe avaliar se o cliente que está pedindo para parcelar a compra é confiável ou não, agora vai aprender como consultar o score de cada cliente para não ser enganado.
Para você consultar a pontuação de um cliente você deve acessar o portal do Serasa e comprar créditos que serão utilizados a cada consulta.
Na consulta você terá acesso ao score daquele CPF e outras informações, como por exemplo:
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Dados cadastrais;
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Informações de restrição;
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Histórico de consultas;
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E várias outras informações financeiras do cliente.
Cuidados ao realizar a consulta
A consulta do score de crédito é uma ferramenta incrível para você não perder dinheiro ao vender os seus produtos para um cliente inadimplente.
Porém é necessário tomar alguns cuidados para que você não se complique depois, confira:
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Peça autorização:
O score é uma informação sigilosa do cliente, você não pode acessar sem permissão do mesmo, então para evitar qualquer processo judicial, sempre peça permissão antes de consultar.
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Mantenha segredo:
Com a permissão concedida, você se compromete a utilizar a informação apenas para aquela venda, mantenha os dados em sigilo e não divulgue para os seus colegas.
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Não se prenda ao score:
Conhecer o histórico do seu cliente é ótimo, mas você pode avaliar o seu consumidor com outros parâmetros, como as compras antigas em sua ótica e etc.
O cliente pode estar passando por um momento difícil, mas ainda pode ser um consumidor fiel e correto, não vender para ele por que o score começou a diminuir pode fazer você perder um bom negócio.
Descubra mais sobre o score de crédito e estratégias para avaliar seus clientes.
A inadimplência dos consumidores pode causar vários problemas para a sua ótica, acumulando prejuízos. Por isso é importante você conhecer bem em quem pode confiar e em quem não pode.
Acompanhe nossas publicações e descubra mais estratégias como essa para sempre vender mais e garantir o recebimento do produto.
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