MARKETING – A REVOLUÇÃO PARA A SUA ÓTICA

 

O marketing é um conjunto de estratégias e ações que podem impulsionar o seu negócio e alavancar as suas vendas, de forma prática e acessível a todos os seguimentos do mercado.

Assim, o marketing para óticas se baseia em um conjunto de atividades que visam compreender as necessidades dos consumidores, ao mesmo tempo em que proporciona maneiras para isso.

Sendo assim, as estratégias de marketing não se aplicam apenas as vendas de produtos ou serviços, visto que envolvem uma série de etapas e processos antes e depois da comercialização.

Dentre esses, há os 4C do marketing, que estão relacionados ao consumidor e os 4P do marketing, que dizem a respeito dos produtos e serviços oferecidos.

Para obter sucesso em sua ótica por meio do marketing, é fundamental que você conheça tudo sobre esse assunto e pensando nisso que a Yara Souza Company separou esse tema importantíssimos para você!

 

- 4C do marketing: Entenda o que é e como funciona

Nas estratégias de marketing, os 4C dizem respeito ao cliente, sendo construídos por meio de um planejamento bem estruturado sobre a relação com o consumidor.

Conheça a seguir então quais são os 4C do marketing:

  • Cliente

O primeiro C é referente às necessidades e desejos do seu cliente, no qual foca em alguma lacuna consumista dessa pessoa.

Esse C é muito importante na estratégia de marketing da sua ótica, visto que é por meio dela que será possível avaliar com uma maior profundidade o seu público e a partir disso traçar um planejamento eficiente.

      Assim, compreendendo a vontade do seu cliente, ficará muito mais fácil criar um produto que se adéqüe as necessidades e as satisfaça, agregando um maior valor ao mesmo.

  • Custo

O custo é o 2C do marketing, no qual envolve todos os custos relativos a compra de um produto para o cliente.

Assim, para ter um marketing de sucesso em sua ótica, é fundamental que você pense o custo global de seus óculos, os quais incluem preço da mercadoria, tempo de deslocamento do cliente até o produto e etc.

Tudo deve ser muito bem avaliado, a fim de preparar a melhor estratégia de marketing para o seu cliente, trazendo benefícios interessantes.

  • Conveniência

A conveniência é o 3C em questão, na qual se trata da experiência do cliente quanto à compra, seja online ou na loja física.

Por isso, esse é um dos 4C do marketing mais importantes, visto que se trata da análise dos hábitos de consumo do seu cliente, traçando uma estratégia de marketing que ofereça a melhor conveniência na hora da compra.

Assim, esse C deve priorizar a compra de forma simples e com a melhor relação custo-benefício possível, para que não haja impedimentos para o cliente efetivar a compra.

  • Comunicação

O 4C se trata da comunicação, isto é, as estratégias de marketing para óticas referentes à publicidade e exposição do seu negócio.

Para isso, são usadas ferramentas de comunicação que visem a influencia e persuasão sobre o cliente, apresentando os seus produtos e os benefícios ao adquiri-los.

Sendo assim, os 4C do marketing são estratégias muito eficientes e que geram inúmeras vantagens em seu negócio, visto que em todas as etapas são levadas em consideração os anseios do cliente quanto ao produto.

Portanto, faça como a Yara Souza Company e busque estratégias de marketing baseadas nos 4C, a fim de tornar a sua ótica um sucesso!