Como Lidar com Clientes Insatisfeitos?

Saber lidar com clientes insatisfeitos é necessário em todo e qualquer negócio, pois sabemos que por mais que a gente tente oferecer o melhor serviço, infelizmente nunca será possível agradar a todos.

Muitos empresários ficam desesperados quando encontram um cliente que está insatisfeito. O desespero nessa hora deve ficar bem longe da gente, o que devemos fazer é tentar entender por qual motivo o nosso cliente está insatisfeito e assim poderemos encontrar a solução ideal para o seu problema.

Se você recebe clientes insatisfeitos em sua ótica seja pelo tipo de atendimento prestado ou pelos produtos que você oferece, hoje ensinaremos a lidar com clientes insatisfeitos e transformá-los até em peças importantes para conquistar mais clientes para a sua ótica.

Como lidar com clientes insatisfeitos

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- Ouça tudo mais uma vez e com atenção

Antes de qualquer coisa, até mesmo para que você entenda o problema e possa saná-lo, é necessário que você ouça com atenção o que o seu cliente tem para falar.

Procure entender o porquê dele estar insatisfeito, o que ele espera ter como solução e tente encontrar um ponto de equilíbrio para conseguir resolver o problema, porque não tem como você entender sem ouvir o que ele tem a dizer.

- Encontre uma solução para o problema

Após ouvir o cliente insatisfeito e entender o problema e a sua origem, você deve apresentar uma solução justa e coerente. Ofereça uma solução eficaz para o problema do cliente e caso você não faça ideia do que fazer, pergunte o que ele acha que deveria ser feito para que o problema fosse sanado.

Com isso você poderá agir conforme o bom senso e ponderando entre a solução que ele gostaria que fosse dada e a mais coerente.

- Tenha simpatia e cordialidade

Enquanto você estiver ouvindo o problema não é conveniente que você fique com um sorriso no rosto, isso pode ser interpretado da pior forma possível pelo seu cliente. No entanto, quando você for apresentar a solução para o problema dele, é essencial que você mantenha um sorriso simpático e cordial.

- Tenha empatia

Se coloque sempre no lugar do seu cliente, isso com certeza vai te ajudar a resolver o problema muito mais rápido.

- Agradeça a crítica

Essa dica pode parecer besteira, mas no final de tudo agradeça pela crítica e encare isso como uma crítica construtiva para que outros clientes não passem pela mesma situação e o cliente sinta que além de obter a solução para o problema ele foi importante no processo de mudança de algo dentro da sua ótica.

Em outras palavras...

É importante entender que você sempre terá clientes insatisfeitos em sua ótica, o que você deve aprender é a maneira certa de lidar com clientes insatisfeitos, fazendo com que ele mude a visão que tenha sobre o seu negócio, se torne um cliente e passe até mesmo a indicar a sua ótica para outras pessoas.

Antes de tudo você deve entender as causas que deixam ele insatisfeito para só assim então poder agir.

Muitas pessoas erram durante esse processo, pois tentam conquistar o cliente sem saber o que precisam mudar para conseguir isso e este erro pode ser eliminado quando passamos a ouvir o nosso cliente insatisfeito.