Como Identificar o Cliente Ideal para a sua Ótica

Saber identificar o cliente ideal para a ótica é um passo importante para manter o negócio vivo, pois todas as suas ações de marketing passarão a girar em torno desse cliente e aumentará o número de vendas e fidelização.

Quando não conhecemos quem é o nosso potencial cliente, as coisas fluem de modo muito mais complexo, pois podemos apenas estar dando murro em ponta de faca, ou seja, podemos estar atirando para todos os lados e isso não faz a gente atingir e impactar as pessoas que realmente gostaríamos.

A partir do momento que você começa a identificar o cliente ideal da sua ótica você será capaz de traçar melhores estratégias de captura, conversão e fidelização do cliente. Isso faz com que o seu cliente indique a sua ótica para outras pessoas, que indica para outras e isso acaba gerando mais clientes e alimentando todo esse ciclo.

Para te ajudar em todo esse processo, te mostraremos qual é a importância de conhecer o cliente ideal para a sua ótica e como identificá-lo de um modo mais assertivo.

Como identificar o cliente ideal

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- Observe os seus atuais clientes

Para que você possa identificar o cliente ideal você deve antes de tudo conhecer os clientes que você já possui. Observando os seus atuais clientes você vai poder traçar melhor o perfil do seu cliente ideal, identificando assim o seu público alvo e a persona da sua ótica.

Isso irá te ajudar muito na hora de realizar a segmentação e você passará a adotar estratégias mais eficientes de acordo com o seu público.

- Identifique suas características

Após saber quem são as pessoas que consomem os seus produtos, você também deve identificar quais são as suas características. Levantes questões do tipo: porque esse cliente compra na minha ótica? Como eles usam os produtos? O produto é para ele ou para outra pessoa?

Com isso você terá mais clareza na hora de definir as principais características do seu público. Outros importantes pontos são a análise de onde moram, gênero, sexo, idade e outras características que possam ser padronizadas.

- Observe as necessidades do cliente

Após a identificação das características você deve levantar questões do porque o cliente provavelmente opte por comprar na sua ótica e não nas concorrentes. Provavelmente seja porque você tenha produtos de melhor qualidade e/ou um atendimento totalmente diferenciado.

- Faça uso do marketing digital

Você também pode usar o marketing digital nas redes sociais ao seu favor para identificar o cliente ideal da sua ótica. Para isso você pode fazer uso de pesquisas rápidas ou até mesmo disponibilizar um formulário de preenchimento com algumas perguntas para seus clientes.

Uma dica é fazer formulários mais simplificados e objetivos, para que os clientes respondam honestamente (sem ficarem confusos com as várias opções disponíveis) e muito menos tenha preguiça na hora de responder.

Conclusão...

Após identificar o cliente ideal você adotará as estratégias corretas e eficientes para manter esses clientes fiéis ao seu negócio. O cliente de uma ótica pode não possuir o mesmo perfil de uma loja de sapatos, por exemplo. Por isso é importante segmentar o seu negócio para obter o sucesso esperado.