COMO DIMINUIR A INADIMPLÊNCIA EM SUA ÓTICA

Aprenda aqui como reduzir os prejuízos em sua ótica oriundos da inadimplência de clientes!

O mercado óptico, assim como qualquer outro setor do comércio, sofre diariamente com a queda no número de vendas, mas não é somente isso, pois com a atual crise financeira, muitas contas ficam pendentes...

Assim, muitos empresários estão cada vez mais preocupados em como diminuir a inadimplência em seus estabelecimentos, considerando os prejuízos em médio e longo prazo.

O fato é que se você tiver um número significativo de clientes com falta de pagamento, muitos outros problemas são gerados.

Sabe o motivo disso? Bom, para uma ótica funcionar é preciso ter os itens de laboratório e exigências nos padrões para óculos e lentes em dia, controle de estoque, contas com fornecedores, gastos fixos, enfim.

Por isso, é fundamental saber quais são as ações para reduzir a inadimplência mais adequadas à sua ótica e é justamente sobre isso que comentaremos no tema de hoje. Confira!

  1. CRIE BENEFÍCIOS PARA QUEM DESEJA PAGAR À VISTA

Uma das maneiras mais eficazes para diminuir a inadimplência em sua ótica é evitar as contas, ou seja, criando benefícios interessantes ao cliente, fazendo com que repense o parcelamento da compra.

Por isso, apostar no pagamento a vista é sempre a melhor opção para todos, para sua ótica que correrá menos riscos e para o cliente que terá vantagens, como descontos ou benefícios.

Além disso, é sempre recomendado o parcelamento com cartão de crédito, evitando as contas em crediário, visto que com o cartão, você terá a garantia que o valor da compra cairá em sua conta na hora ou em poucos dias.

  1. LEGALIZE SUA ÓTICA

Muitas pessoas se perguntam: "Como diminuir a inadimplência na minha empresa?" A resposta é simples: esteja com seu negócio dentro da lei.

Assim, legalizar a sua ótica é o primeiro passo rumo ao sucesso e crescimento no mercado, considerando que dessa forma ficará muito mais fácil cobrar as dívidas dos clientes.

Além do mais, quando seu negócio está legalizado, ou seja, possui CNPJ, é possível registrar a venda através de nota fiscal e assim, caso o cliente venha a ficar devendo, você poderá usar dos meios legais para enviar alertas e até mesmo encontrar uma solução para a inadimplência.

  1. CRIE UM SISTEMA DE ALERTA PARA COBRANÇAS

Alguns consumidores simplesmente esquecem do vencimento de suas contas e por isso, contar com um sistema de alerta pode ser a chave de ouro de como diminuir a inadimplência em sua ótica.

Então, com um sistema eficiente de avisos, será possível lembrar o cliente que a data de vencimento está próxima ou até mesmo que a conta está em atraso, tudo isso de forma não evasiva, diminuindo os constrangimentos.

  1. MANTENHA OS DADOS DE SEUS CLIENTES ATUALIZADOS

Contar com um sistema atualizado de dados dos clientes é fundamental para reduzir a inadimplência, pois assim você terá acesso à todo o histórico do mesmo dentro da loja e saberá quais são os meios para entrar em contato caso precise.

Além do mais, esses dados ajudarão sua ótica a ficar a par da situação do consumidor, isto é, se o mesmo se encontra em inadimplência em outras lojas ou bancos, enfim.

E aí, gostou das dicas que nós do mercado atacado ótico Yara Souza Company separamos para você está absorvendo para sua ótica sobre como diminuir a inadimplência em sua ótica?

Agora é só começar a pôr essas ações para reduzir a inadimplência em prática e ver os resultados positivos gerados, que serão a vitrine da ótica cheias de novidades e uma ótica com muitos clientes satisfeitos.