COMO AS INADIMPLÊNCIAS PODEM PREJUDICAR A SUA ÓTICA

Você sabia que o atraso de pagamentos pode ser extremamente prejudicial a sua ótica? Confira mais detalhes no tema de hoje!

Atualmente, há cerca de 12 milhões de brasileiros desempregados, ou seja, um grande número de pessoas que não possuem uma renda fixa.

O fato é que, quem precisa de óculos, precisa comprar e infelizmente, às vezes, o dinheiro que se tem não dá conta de pagar todas as contas, afinal os gastos fixos são prioridade.

Por esse e outros motivos que o percentual de inadimplências vem crescendo cada vez mais ao longo dos anos, fazendo com que muitos empresários sofram esse impacto negativo em seus negócios.

Mas, o que fazer quando isso ocorre em sua ótica? Quais são os prejuízos em curto, médio e longo prazo? Como as inadimplências podem acabar destruindo seu negócio?

Essas são perguntas frequentes no setor do comércio e para lhe ajudar a entender melhor o panorama, nós da Yara Souza Company que atua no atacado ótico preparamos esse material exclusivo para você esta implantando na sua ótica.

Índice de conteúdo:

- O que é inadimplência?

- Quais os riscos da inadimplência em sua ótica?

- Como diminuir a inadimplência em sua loja?

- O que é inadimplência?

Antes de começarmos a falar sobre os impactos em seu negócio, é preciso definir exatamente a inadimplência significado, concorda?

Bom, de modo geral, chama-se inadimplente aquele que não consegue pagar uma determinada dívida, caracterizando uma desobrigação de ordem financeira.

Assim, um cliente inadimplente será aquele que deixou de pagar as despesas em sua ótica dentro do prazo estabelecido no momento da compra.

Mas, quando considerar a inadimplência? Falando em prazo legal, a taxa de inadimplência é avaliada para contas em atraso entre 3 a 6 meses.

Entretanto, saiba que um dia após a data de vencimento da compra, caso o saldo devedor ou parcela não seja quitada, o cliente já pode ser considerado inadimplente.

Então, agora que você já sabe o que é inadimplência, que tal conferir como isso afeta a sua ótica? Vamos lá?!

- Quais os riscos da inadimplência em sua ótica?

Ter um saldo não quitado não é produtivo a nenhum negócio e sendo assim, não seria diferente no ramo ótico, concorda?

Porém, a dúvida que fica é como essa taxa de inadimplência no Brasil pode acabar afetando diretamente o seu negócio e é justamente isso que explicaremos logo a seguir.

Nesse sentido, o primeiro ponto a se considerar é o comprometimento do fluxo financeiro, uma vez que se não se tem um pagamento esperado, automaticamente não se tem um dinheiro para quitar contas previstas.

Isso gera um verdadeiro caos nas lojas, pois todo o planejamento financeiro de sua ótica acaba ficando comprometido, afinal para manter um negócio funcionando é preciso arcar com despesas fixas, fornecedores, funcionários, enfim.

Além disso, as inadimplências também impactam a geração de lucro da sua ótica, devido a que você terá que arcar com aquela falha nas entradas.

Assim, quanto maior for a taxa de clientes inadimplentes em sua loja, pior serão seus resultados, uma vez que além de ter que reorganizar sua gestão financeira com as contas da sua ótica, também perderá a oportunidade de estar investindo em outros setores.

- Como diminuir a inadimplência em sua loja?

A inadimplência é um dos problemas mais recorrentes dentro das empresas, mas como ser evitada ou até mesmo diminuída em sua ótica?

Bom, a primeira dica é sempre estabelecer um planejamento financeiro e um caixa de reserva, para caso precise arcar com essa dívida pendente.

Além disso, a precaução é sempre bem-vinda, certo? Por isso, procure sempre avaliar o score de crédito de seu cliente antes de aprovar uma conta parcelada, reduzindo assim possíveis transtornos.

Quer mais dicas de como diminuir a inadimplência em sua ótica? No artigo temos separamos 4 dicas de ouro para você aplicar em seu negócio!