Como Acabar com a Inadimplência sem Perder os Clientes

A busca por acabar com inadimplência tem sido uma luta constante de empreendedores em todo país. Apesar disso, porém, é importante ter cuidado na abordagem para evitar problemas, sejam eles jurídicos ou até mesmo a perda do cliente.

Diante desse cenário, os micros e pequenos negócios são os que mais sofrem. No caso das óticas, por exemplo, essa situação gera um grande dilema, pois se trata de um ramo onde a retenção de cliente é de suma importância.

Então, como conseguir receber dos inadimplentes sem afugentá-los? Existe um meio de fazer isso?

A resposta a essas perguntas não é exatamente simples. O fato, no entanto, é que com algumas estratégias é possível obter resultados melhores que os habituais nesse sentido. A seguir apresentamos algumas das opções que podem ser interessantes.

Atenção à legislação

A primeira questão sobre a qual o empreendedor precisa se debruçar antes de querer acabar com inadimplência é a legislação. Isso porque o Código de Defesa do Consumidor possui artigos específicos que proíbem determinadas práticas na hora da cobrança. São os casos dos artigos 42 e 71, por exemplo.

Como penalidade ao descumprimento das normas, existe uma série de sanções previstas, o que inclui multa, cassação de licença e até retenção.

Prevenção

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Diante das dificuldades existentes hoje para acabar com inadimpência, o melhor caminho ainda é prevenir esse tipo de situação. Isso pode ser feito por meio da implementação de um serviço para vendas via cartão de crédito ou por meio de um contato mais próximo aos clientes.

No primeiro caso é possível que isso limite um pouco o número de clientes. Todavia, pode valer a pena, afinal de contas pior que não vender é vender e não receber, certo? O segundo caso, no entanto, pode ser o caminho do meio termo.

Ao criar um relacionamento mais próximo com os clientes, a tendência é que haja maior confiança de ambas as partes. Na prática isso pode em tese significar menos problemas com relação à inadimplência.

Boletos

Considerando que não foi possível evitar a inadimplência, é hora de partir para a cobrança. Nessa situação, portanto, uma das melhores alternativas é enviar a fatura via boleto. Isso porque esse tipo de documento facilita a identificação do pagamento na conta.

Isso sem contar que a cobrança de juros e multa pode ser feita de maneira automática em alguns casos. Além disso, o boleto ainda serve como documento para título de protesto, o que dá uma segurança a mais para a empresa.

Manter contato

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Se o envio do boleto por si só não surtir efeito, há sempre a opção de manter contato direto com o cliente. Apesar disso, conforme já sugerido é importante ter cuidado especial nesses casos.

O melhor a fazer é enviar um e-mail com lembrete para o pagamento ou mensagens no celular. É importante, no entanto, manter o tom cordial e realmente de lembrete. Na falta de pagamento, vale repetir o processo.

Se não houver resultado, o próximo passo é o contato telefônico, mas lembre-se de não ser inconveniente. Uma ligação a cada 15 dias tende a ser suficiente.