5 HABILIDADES QUE TODO VENDEDOR DEVE TER

Você sabia que para ser o melhor vendedor de ótica é preciso algumas características básicas? Confira mais detalhes a seguir!

Muita gente acredita que saber vender é algo inato, isto é, um talento que já nasce com a pessoa. Mas, será mesmo?

Se você pensar no contexto geral, ninguém nasce médico, advogado ou professor, no qual todos vão aprendendo ao longo de suas carreiras as técnicas e conhecimentos necessários para desenvolver tais atividades.

Então, porque seria diferente com o vendedor, não é mesmo? Assim, por mais que algumas pessoas já tenham uma certa aptidão para a área comercial, saber trabalhar certas habilidades é essencial para vender com maestria, ou seja, se tornar um expert em vendas.

Mas, independentemente de nascer com o dom para ser vendedor de óculos ou não, saiba que o segredo é desenvolver muitas técnicas, manter-se atualizado com relação ao mercado de trabalho e procurar usar a criatividade para diferenciar-se dos concorrentes.

Confira a seguir então quais são as principais habilidades que um vendedor de sucesso deve ter, ajudando e muito seu trabalho no dia a dia!

  1. SABER OUVIR

Um bom vendedor do atacado ótico ou varejo ótico deve saber ouvir, pois o mercado está cheio de representantes comerciais que não param de falar, o que acaba constrangendo e chateando o cliente.

Por isso, antes de saber falar, um vendedor de óculos de gabarito deve dominar a arte de escutar, pois isso além de ser mais agradável, ainda otimizará seu tempo e focará as vendas nas pessoas certas.

  1. BOA COMUNICAÇÃO

Não tem como se tornar um gênio nas vendas se o representante for tímido, concorda?

Sendo assim, uma boa comunicação é indispensável para ganhar a confiança do cliente, afinal, essa é uma das habilidades mais importantes nas estratégias de vendas.

Além do mais, um vendedor espontâneo, criativo e perspicaz tem muito mais chances de converter a venda, sem deixar o cliente com tédio ou até mesmo mal informado sobre determinado produto.

  1. SABER SE RELACIONAR

Essa é sem dúvida a habilidade mais exigida para qualquer representante comercial, um vez que implica ter empatia, tratando a pessoa como você gostaria de ser tratado.

O que isso significa? Bom, um vendedor que sabe se colocar no lugar do cliente, consegue construir um relacionamento de longo prazo, com atendimento preferencial e personalizado, ou seja, características para uma parceria duradoura, concorda?!

  1. TER ORGANIZAÇÃO

Já pensou fazer toda a apresentação da empresa ao cliente, receber uma resposta interessada e, na hora de mostrar o portfólio de produtos da ótica, não encontrá-lo dentro da pasta?

Ou pior... Esquecer onde ficou a agenda e chegar atrasado à reunião? Nada mais constrangedor, não é mesmo?

Por isso, um bom vendedor de ótica sabe que por mais que essas situações possam acontecer por algum acaso do destino, a boa organização é fundamental para antecipar todo tipo de imprevisto, evitando assim surpresas desagradáveis.

  1. SER MOTIVADO

Aquela história de que é preciso ter alguém que nos motive já deixou de ser um discurso praticado, pois nós somos os donos da nossa motivação.

Sendo assim, um vendedor de sucesso com certeza é uma pessoa motivada, que se impõe desafios e que traça metas e objetivos de acordo com a sua situação pessoal e profissional.

Por essa razão, a motivação é de suma importância no processo de vendas, uma vez que ajuda na fidelização de clientes, impulsiona novas conquistas de mercado, ajuda a bater as metas de vendas, enfim.

Saiba que existe uma gama gigantesca de motivos para que o vendedor levante todos os dias e saia de casa para superar mais um desafio, chegando em casa com mais uma meta a ser cumprida. Basta conhecer-se e desafiar-se a se tornar um revendedor de óculos e produtos ópticos.