3 MOTIVOS PARA FAZER A GESTÃO DE ESTOQUE DA SUA ÓTICA

Se o marketing é a alma do negócio, a gestão de estoque é o espírito que lidera suas vendas e por isso é preciso saber exatamente quais os ganhos com esse controle, concorda?

Bom, sabe-se que dentre os erros mais comuns no controle de estoque de óculos é justamente o desiquilíbrio, ou seja, mercadorias encalhadas e sem procura ou produtos em falta.

Saiba então que quando um desses é muito prejudicial à sua ótica, pois no primeiro caso terá um dinheiro investido sem retorno e no segundo, diminuirá a satisfação de seus clientes devido a indisponibilidade de produtos desejados.

Então, pensando nos comerciantes do mercado varejo ótico, nós da Yara Souza Company, listamos a seguir 3 motivos pelos quais você deve priorizar a boa gestão de seu estoque. Confira!

  1. AUMENTO NO FATURAMENTO

Avaliando a demanda e oferta é possível saber exatamente em quais produtos investir e isso só é possível através de uma boa gestão de estoque.

Tal fato fica ainda mais claro no planejamento para a sazonalidade, pois é justamente ela que ditará os óculos com maior procura dependendo da época do ano.

O verão, por exemplo, requer um controle prévio de estoque, uma vez que é sua missão saber quais são as armações que estarão na moda de óculos de sol e assim, tê-las em seu estoque com antecedência.

  1. DIMINUIÇÃO DE PREJUÍZOS

Evitar a atualização de seu estoque é um erro fatal e mais comum do que imaginamos. Por isso, tenha em mente que você deve avaliar e atualizar seu estoque periodicamente.

Qual o motivo para isso? Basicamente diminuirá seus prejuízos, afinal não tendo um estoque atualizado, correrá o risco de ter furtos em seu estoque.

Além do mais, sem essa gestão de estoque, seu depósito terá uma má organização, no qual o funcionário nunca saberá com certeza se tal produto tem na ótica ou não.

Sendo assim, se deseja um bom controle de suas mercadorias, comece hoje mesmo a fazer as atualizações em sua ótica, seja por meio de planilhas ou sistemas operacionais específicos.

  1. MELHORES NEGOCIAÇÕES COM O FORNECEDOR

Se o seu negócio tem uma gestão de estoque adequada, será muito mais fácil realizar o planejamento sobre os produtos e isso inclui a negociação com o fornecedor.

Além do mais, esse controle possibilitará que você identifique quais os óculos solares ou receituários com maior demanda no mercado, podendo assim fazer trocas entre produtos de menor saída.

Assim, negociar com seus fornecedores será muito mais produtivo, levando em consideração os produtos mais atrativos, o que consequentemente também gerará descontos e deixará o valor de revenda mais interessante para o cliente.

Portanto, esperamos ter lhe mostrado o quão importante é o controle do estoque da sua ótica, visto que todas as suas vendas e estratégias serão voltadas ao que você possui de mercadoria. E sendo assim, ter uma gestão eficiente é crucial para boas vendas de armações receituários ou armações solares!