3 DICAS DE SUCESSO PARA ÓTICAS VENDER PORTA A PORTA

Se sua ótica está pensando em abordar novas estratégias de comércio, saiba que as vendas porta a porta têm se mostrado com uma das melhores opções.

A venda porta a porta se trata de uma forma de efetuar visitas aos prováveis clientes, com o intuito de levar até ele a oferta de seus produtos ou serviços.

Porém, é preciso muito mais que boa vontade e abordagem ao público, visto que há técnicas específicas para esse tipo de venda, principalmente por que é uma sistemática ainda nova no ramo de vendas de óculos.

Assim, para que você tenha sucesso na venda porta a porta da sua ótica e não corra o risco de espantar os seus clientes, confira as três dicas de ouro que a Yara Souza Company preparou para você!

DICA DE SUCESSO 1 – CONQUISTAR A ATENÇÃO DO CLIENTE

Nem todo mundo é receptivo quando se depara com um vendedor batendo em sua porta ou lhe abordando na rua e por essa razão é preciso que você use abordagens adequadas para atrair a atenção do cliente logo de início.

Sendo assim, as vendas porta a porta de óticas devem ser pensadas de forma a conquistar o interesse do cliente nos primeiros 10 segundos, ou seja, dar um bom motivo para ele parar de fazer tudo que está fazendo para lhe escutar.

Uma boa dica para isso é apostar em perguntas diferenciadas, que o cliente não está acostumado a ouvir, pois assim o seu cérebro não dará uma resposta automática, como costuma fazer.

Confira a seguir algumas perguntas para se inspirar nas vendas externas de óculos:

Você já é cliente da ótica x?
A sua empresa lhe faz o atendimento domiciliar?
Você gostaria de comprar óculos no conforto da sua casa?
Você prefere conversar agora ou posso passar daqui a alguns minutos?


DICA DE SUCESSO 2 – TRANSMITA CONFIANÇA

Cada dia mais assistimos notícias de pessoas que se passam por funcionários de empresas para aplicar golpes e assim o receio de receber um vendedor em casa é grande.

Por isso, faça um planejamento de venda porta a porta por bairros e ruas, pois assim você comenta com o cliente que já passou pela casa de alguém da rua (cite nomes). Essa estratégia transmitirá segurança.

Além disso, é fundamental que você vá às vendas externas para óticas vestindo o seu uniforme de trabalho, a fim de fortalecer a identidade visual da sua empresa, mostrando que está realmente representando uma empresa de confiança.

DICA DE SUCESSO 3 – LIDE COM A FRUSTRAÇÃO

Nem todos os clientes abordados nas vendas porta a porta comprarão os seus produtos e isso é extremamente normal.

Sendo assim, é importantíssimo que você entenda isso e saiba lidar com o não, sem transmitir frustração ao cliente.

Saber lidar com a frustração do potencial cliente sempre deve ser uma prioridade para você, pois quando você expressa uma cara de “brochume” imediato ao não, o cliente pode se chatear e ainda criar uma má impressão da sua ótica.

Por essa razão pense sempre de forma positiva, se você não fechou a venda porta a porta para a sua ótica agora, continue tratando o cliente da melhor forma possível, pois ele pode voltar em outro momento a sua ótica, justamente por ter gostado do seu atendimento e interesse.

Gostou das dicas de venda porta a porta do grupo Yara Souza Company? Coloque elas em prática e verá como as suas vendas externas de óculos aumentarão!