Você dá a devida importância a sua vitrine?

Em praticamente todas as óticas há uma vitrine. No entanto, elas nem sempre são utilizadas corretamente e da maneira mais eficiente, podendo até espantar seu cliente ao invés de atraí-lo para o estabelecimento.

Veja como o mau uso desta ferramenta pode ser prejudicial para você e para a sua loja, quando utilizada de maneira inadequada e sem nenhum planejamento.

Os erros comuns

Para que você consiga entender melhor, apresentaremos os erros mais comuns ao montar a vitrine de uma ótica:

1. Vamos mostrar tudo o que temos!

É normal, principalmente para quem está começando e não tem experiência no varejo, acabar se empolgando na hora de montar sua vitrine e querer expor um pouco de tudo o que tem estocado. A intenção é boa, mas isso provavelmente não trará os melhores resultados. Mas por quê?

É realmente importante que você tenha uma variedade de produtos expostos, no entanto, isso deve ser estratégico. Você deve entender que a vitrine funciona como uma publicidade da sua ótica, sendo o primeiro contato que muitos de seus consumidores terão. Desta forma, é preciso que você escolha produtos específicos e que irão atrair seu público alvo. Uma vitrine muito cheia pode confundir seu possível cliente e acabar não chamando a atenção dele.

Para que você entenda melhor, pense nos outdoors que você vê. Provavelmente você só consegue ler e assimilar aqueles com grandes letras e pouco texto, que possuem uma mensagem clara e rápida. Com as vitrines é a mesma coisa, a sua mensagem deve ser clara e objetiva, nem todos que passarem terão tempo para parar e olhar!

2. Ei, parece que eu já vi esses óculos ai!

Esse erro geralmente está ligado com o citado anteriormente, no entanto, pode acontecer com qualquer ótica. A exposição de um grande número de armações de uma só vez pode vir a te prejudicar futuramente, pois você não terá como fazer uma rotatividade destas.

Imagine que você faça sua vitrine hoje e coloque o maior número de óculos que conseguir. Depois de um tempo o ideal seria você reorganizar ela, seja por uma data específica ou até mesmo pelo tempo em que aqueles itens já estão expostos. Infelizmente você não conseguirá fazer uma grande mudança, pois a não ser que você tenha um número muito alto em vendas, seu estoque será muito parecido com aquilo que você já tem mostrado aos seus consumidores. Isso tornará sua vitrine monótona e com pouca variação, podendo até mesmo causar a impressão de que as pessoas não estão comprando na sua ótica.

Mas atenção, mesmo que você faça uma boa organização, é importante renovar os produtos a mostra de tempos em tempos!

3. O que você fez ai?

Vamos supor que você não comete ou já sanou os 2 erros apresentados até aqui. Você escolhe estrategicamente seus produtos e faz uma boa rotatividade deles. Mesmo que você faça essas duas coisas, ainda é importante que você tenha uma ordem lógica quando for organizá-los! Como assim? Bom, apenas expor seus produtos principais não irá garantir que seus clientes entrem em sua loja.

Usemos os supermercados como exemplo, você já deve ter reparado que as marcas mais caras e famosas geralmente ficam nas gôndolas do meio, na altura da sua visão. Isso não é por acaso, já que a intenção é que você as veja primeiro. As vitrines funcionam de forma parecida, é preciso saber escolher as cores, arrumar a iluminação e a posição dos produtos que você irá expor. Destaque uma armação especial, coloque outras em segundo plano, decore com um tema adequado a época. Tudo isso irá ajudar o consumidor a assimilar o que está exposto de maneira muito mais rápida!

4. O dia dos namorados está chegando, vamos decorar a vitrine!

É praticamente de lei que as vitrines se adaptem as principais datas comemorativas, mas é preciso saber fazer isso. Geralmente o maior erro aqui está ligado com a correria, quando você deixa pra enfeitar de última hora. Simplesmente colocar um coração ou algo que lembre o amor.

Você não precisa fazer um superinvestimento e gastar muito de dinheiro para fazer uma decoração, com um pouco de criatividade e planejamento é possível fazer coisas incríveis com um baixo orçamento. Com as proporções que a internet tomou, bastam alguns cliques para que você ache os mais diversos blogs, com dicas e tutoriais de decoração.

Lembre-se, é importante que você também renove sua vitrine no momento certo, não faz sentido uma vitrine para o dia dos namorados no final do mês de junho!

Se você leu até aqui e descobriu que não comete nenhum desses erros, parabéns! Mas se você leu e comete alguns dos erros apresentados, parabéns também, pois você está interessado em se aperfeiçoar. Cuidar de uma vitrine realmente leva tempo e pode não ser tão fácil quanto nós imaginamos, mas como você já sabia ou deve ter percebido após ler esse texto, ela é extremamente importante para a sua ótica e pode ser a responsável por aumentar!

Caso tenha gostado desse texto, compartilhe com seus amigos. Se ficou com alguma dúvida ou quer fazer um relato, sinta-se livre para comentar logo a baixo, esteja certo de que o Grupo YS ficará feliz em poder ajudar. E fique atento ao nosso site para mais novidades!