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Venda mais na sua Ótica

          Vender é o que mantém qualquer negócio vivo, por isso as vendas na ótica também são essenciais para que ela possa continuar viva no mercado. No entanto, com tantas óticas concorrentes e um público cada vez mais exigente e cheio de informações, vender pode se tornar uma tarefa um pouco mais trabalhosa do que de fato deveria ser.

Por este motivo, quanto mais preparada uma equipe de vendas está, consequentemente ela venderá mais para os clientes. Mas para que isso aconteça é necessário tratar cada cliente de forma individualizada e com o melhor serviço de atendimento possível; assim ele não se sentirá apenas mais um número em sua loja.

Vendas na ótica – como fazer?

- Equipe especializada

Ter uma equipe especialista em fazer vendas é importante, pois é ela que entrará em contato direto com o consumidor e fará com que ele opte por efetivar a compra em sua ótica. Para isso ofereça treinamentos, dê feedbacks e invista realmente em preparar uma equipe que saiba o que o cliente realmente precisa e deseja.

- Clareza e honestidade

Quando há honestidade em um vendedor e clareza com relação ao produto ofertado, o cliente se sente mais seguro em comprar o produto, pois é gerado um sentimento de confiança, ou seja, é necessário ter clareza e honestidade para gerar um laço entre vendedor e cliente.

- Ouça e questione

Ouça com atenção o que o seu cliente diz, ao ouvir você vai ter questionamentos assertivos que farão entender o que ele quer e o quanto ele está disposto a gastar em um óculos. Quando um vendedor sabe ouvir e questionar, ele se mantém no domínio da venda, pois mostra ao cliente que é especialista e sabe o que faz.

- Saiba ler o seu cliente

Prestar atenção no comportamento do cliente faz com que o vendedor possa ler a sua personalidade e oferecer os melhores produtos de acordo com o perfil exato do consumidor.

- Se preocupe com o pós-venda

A venda não é finalizada quando o cliente sai da loja com o seu produto em mãos. Saber investir em um bom pós-venda e deixar isso bem claro no ato da compra, mostra responsabilidade por parte da ótica e faz com que o cliente se sinta mais seguro e com vontade de comprar, pois em qualquer problema será bem atendido.

Faça isso por meio de ligações, e-mails e o mais importante: deixe bem claro para o cliente que em qualquer problema com o produto ele deve voltar em sua ótica para resolver.

Como fazer mais vendas na ótica?

Veja a seguir algumas dicas para realizar mais vendas na ótica e fidelizar os seus clientes:

- Crie um laço com o cliente, deixando-o mais a vontade para comprar e com um sentimento de confiança;

- Ofereça vantagens exclusivas ao seu cliente e deixe isso bem claro antes e após a compra;

- Mostre que realmente os seus produtos são bons e de alta qualidade, que todo mundo utiliza e o índice de reclamação é muito baixo ou até mesmo inexistente (agindo sempre com sinceridade e honestidade);

- Trate o cliente de forma personalizada, de acordo com cada perfil. Pois sabemos que cada cliente possui suas peculiaridades e devem ser tratados de forma individualizada;

- Tenha um slogan forte, pois isso fortalece a sua ótica no mercado e a destaca dentre seus concorrentes;

- Se importe com as vendas e o pós-venda;

 - Tenha o melhor atendimento possível.

Para encerrar...

Para realizar mais vendas na ótica é necessário que haja uma preocupação com o que o cliente realmente precisa naquele momento. Para isso devemos analisar o receituário médico e ofertar diversas opções de óculos (desde os mais baratos aos mais caros) para que o cliente possa ter uma maior liberdade de escolha.

Desta forma, ele não se sentirá apenas mais um número em sua loja, mas verá que há realmente uma preocupação com sua saúde ocular e bem estar, levando em consideração as suas reais necessidades e não apenas a efetivação da venda; isso faz com que ele retorne mais vezes e passe a indicar a sua ótica como a melhor dentre as outras.

20 / Jul / 2018
Artigo: Yara Souza - GRUPO YS

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Comentários

Edgar santos

20/Julh/2018

Muito bom essas informação. Importante pra um bom vendedor