Nós ligamos para você!
Blog

O que é Fluxo de Caixa e Porque ele Importa para sua Ótica

Existem diversos pontos que devemos entender para que nossa ótica consiga permanecer no mercado sem que tome prejuízos. Um desses pontos é o fluxo de caixa.

Embora muitos falem sobre ele e entendam a sua importância, é comum vermos donos de óticas sem entender de fato o que é o fluxo de caixa e porque ele é tão importante para a saúde financeira da sua empresa.

Se você deseja entender o que é e como ele pode ajudar o seu negócio, esse texto foi feito para você. Hoje te ensinaremos o que é o fluxo de caixa e porque ele é importante para a sua ótica.

O que é fluxo de caixa?

Fluxo%20de%20Caixa%20-%20Sua%20Importanc

Saber que ele existe e é importante, isso sabemos, mas o que muitos podem deixar passar é o que realmente é esse famoso fluxo de caixa que todo empresário e pessoas relacionadas à área administrativa e financeira comentam.

O fluxo de caixa nada mais é do que a movimentação financeira da sua empresa. Ele é o movimento de todas as entradas e saídas de dinheiro do caixa da sua ótica.

Então, o fluxo de caixa é todo o valor que recebemos e todos os valores que pagamos, onde é calculado levando sempre em consideração o saldo inicial, todas as receitas, todas as despesas e o saldo final.

Porque ele é tão importante para a minha ótica?

O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para auxiliar na gestão financeira e manter o setor financeiro da sua ótica saudável. Quando você faz uma análise do seu fluxo de dinheiro você consegue identificar se há gastos que você pode tranquilamente cortar.

Esses gastos apenas servem para retirar dinheiro da empresa sem trazer nenhum tipo de retorno, o que no caso pode até ser caracterizado como uma perda. Então, definindo o que entra e o que sai é fácil fazer o corte de gasto de modo correto.

Com isso você garante um maior controle e consegue realizar um bom planejamento financeiro, já que ele precisa de um bom fluxo de dinheiro para ser bem estruturado, com estratégias assertivas para a sua ótica.

Além de tudo isso que te falamos, ter um bom controle do seu fluxo de entrada e saída de capital faz com que você garanta que os processos de tomada de decisão da sua ótica serão eficientes. Pois você estará contando com um cenário financeiro real do seu negócio e isso ajuda a facilitar as tomadas de decisões.

Vantagens

- Acompanhamento do setor de finanças para saber se a ótica está indo bem ou mal no mercado. O que permite adotarmos mudanças estratégicas para mudar o cenário caso a empresa esteja indo mal;

- Planejamento financeiro mais consistente, já que você estará com uma visão mais detalhada sobre as entradas e saídas de dinheiro da sua ótica;

- Melhores tomadas de decisões, já que você saberá mensurar o verdadeiro impacto de determinada decisão em suas finanças.

Em resumo...

Sabendo o que é fluxo de caixa e como fazê-lo de modo correto as coisas se tornam menos complicadas para a sua ótica e você garante o seu sucesso financeiro no mercado.

 

27 / Dez / 2018
Yara Souza

Comente esta publicação