Marketing para Óticas – Como Divulgar seu Negócio com Pouco Investimento

Nos últimos anos vem crescendo o número de empreendedores buscando opções de marketing para óticas. Um dos motivos, é naturalmente a dificuldade enfrentada pelo setor em tempos de crise como este pelo qual o país atravessa.

Diante desse cenário, aprender investir em publicidade de forma assertiva se torna obrigatório. A ideia principal nesse caso é continuar atraindo clientes sem que seja necessário gastar rios de dinheiro para isso.

Mas isso é realmente possível? Existem meios de divulgação baratos e efetivos? A resposta a essas perguntas é sim. Para comprovar isso, preparamos uma lista com dicas de divulgação para óticas que demandam baixo investimento. Confira!

Tenha um site e um blog corporativo

As empresas físicas que buscam ser referência em seus respectivos segmentos, estão abrindo os olhos para a importância de explorar a imagem também no âmbito virtual. Quem deseja fazer um bom marketing para ótica, portanto, também precisa se adequar a essa realidade.

O primeiro passo nesse sentido, portanto, é ter um site e um blog corporativo. Enquanto o primeiro serve como apresentação de sua empresa na internet, o segundo é responsável por criar um relacionamento mais pessoal com o potencial cliente.

Frequente eventos

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Uma das melhores maneiras de fazer branding, é levando sua empresa para participar de eventos, convenções e feiras relacionadas ao seu mercado de atuação.

Isso porque, além desse tipo de ação não demandar grandes investimentos, permite que um público qualificado passe a conhecer a sua marca.

Nesse momento é possível estreitar relações e cativar um perfil segmentado de consumidor. Isso por sua vez pode ser feito montando estandes e dependendo do tipo de evento, distribuindo panfletos e cartões de visitas.

O mais interessante é que esse tipo de ação offline dá abertura para a exploração de estratégias online. Um exemplo disso é que os panfletos podem conter algum QR Code direcionando o potencial cliente para o site da empresa ou alguma ação promocional online.

Como se não bastassem os benefícios citados, há ainda o fato de que um evento se mostra boa oportunidade para fazer networking. Isso sem contar que ainda é possível observar de perto o que os concorrentes têm feito.

Crie uma base de dados e se relacione com o cliente

A eficiência de uma boa base de dados de clientes não é novidade para ninguém. O fato, porém, é que muita gente se esquece de diversificar as possibilidades na montagem dessa base.

Diferente de outros tempos, onde bastava endereço e o número de telefone de potenciais consumidores era o ápice, hoje as opções são bem mais diversas. Uma ótica pode, por exemplo, trabalhar para construir uma lista de e-mail de potenciais clientes e assim trabalhar um relacionamento online.

Uma ideia que pode ser explorada nesse sentido, por exemplo, é o Inbound Marketing. Hoje em dia existem muitas agências especializadas nessa nova tendência.

Anúncios online

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De novo falando da internet, temos aqui a possibilidade de fazer anúncios por meio de plataformas de anúncios online. Os principais nomes nesse cenário hoje em dia são Google Adwords, Facebook ADS e Bing ADS.

Em ambas as plataformas é possível começar anunciar com orçamentos extremamente baixo, como R$ 5,00, por exemplo.

Nesse caso, porém, é importante definir uma estratégia eficaz para captar e fidelizar o cliente e analisar atentamente o retorno do valor investido.