Guia rápido de saúde dos olhos das crianças
CUIDE BEM DO SEU FILHO!

 

Acompanhar o desenvolvimento dos olhos dos pequenos pode prevenir doenças futuras e manter a visão mais saudável
A preocupação deve começar ainda na gestação, como forma de prevenir problemas futuros!

Não sabe como cuidar dos olhos dos pequenos? Então confira nossas dicas e fique atento a qualquer sintoma ou alteração na visão do seu filho!

Durante a gestação
Antes mesmo do nascimento do bebê, é importante ficar atentos!

O exame de pré-natal é fundamental para prevenir algumas doenças que podem afetar a visão da criança ainda na barriga da gestante. Os problemas mais comuns são a toxoplasmose e a rubéola, duas doenças que podem interferir diretamente no desenvolvimento do olho do bebê.

Então, é super indicado para todas as futuras mamães conversar com os obstetras sobre o assunto.

Quando o bebê nasce
Depois que nasce, a criança passa a perceber as movimentações dos objetos aos poucos. Passado esse período, ela nota coisas paradas e somente na etapa seguinte começa a acompanhar os objetos com o olhar.

Com cerca de dois meses, os bebês conseguem seguir focos de luz com os olhos e, aos seis meses, a criança já fixa o olhar e responde aos estímulos visuais. Nessa fase da vida, é importante que os pais fiquem atentos à evolução dos pequenos e que procurem rapidamente o pediatra caso algo estranho seja notado.

O desenvolvimento da visão
Você sabia que é apenas com 5 anos de idade que a visão infantil pode ser assemelhada à de um adulto?

Sim, o processo é bem lento, e por isso é sempre bom ficar de olho, e caso algum sintoma estranho apareça, um médico deve ser procurado.

Estrabismo
Do nascimento até o primeiro mês, é comum que o bebê apresente os olhos desalinhados, o que é chamado de estrabismo.

Esta característica tende a desaparecer até o terceiro mês de vida, quando os músculos oculares se estabilizam. Se o estrabismo persistir, um oftalmologista pediátrico deve ser procurado com urgência. É bem possível que a criança tenha que começar a tratar da visão muito cedo.

Sensibilidade e irritabilidade
Caso o olho do seu filho fique vermelho com frequência, apresente muita sensibilidade à luz ou até mesmo manifeste secreções, é indispensável buscar ajuda de um médico especializado.

Muitas crianças possuem obstrução congênita no canal que leva a lágrima para o nariz e quem apresenta essa patologia acaba sofrendo com olhos sensíveis e frequentemente irritados. Em diversos casos, a desobstrução acontece sozinha, mas, se não ocorrer, é necessário intervir cirurgicamente.

Necessidade de óculos
Aproximadamente 80% das crianças são hiperétropes (nome dado a quem tem hipermetropia) quando nascem. A tendência é que essa hipermetropia diminua com a idade e chegue perto de zero por volta dos nove anos.

Até chegar nesta idade, elas não costumam precisar de óculos corretivos, a não ser que apresentem um grau muito alto ou estrabismo. É depois dos nove anos que muitas crianças passam a necessitar dos óculos.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia, problemas de vista como hipermetropia, miopia e estrabismo afetam cerca 20% das crianças em idade escolar. Os pais não devem negligenciar essa informação.

É importante cuidar da visão dos filhos e redobrar a atenção nessa fase da vida da criança!

Mais dicas
Não faça diagnósticos baseados em achismos. Uma dor de cabeça, por exemplo, pode ser indício de problema na visão.
Regule o uso de computadores, videogames e televisão. Crie um ambiente adequado para uso desses aparelhos, levando em consideração a iluminação, altura e distância dos mesmos.
Fique de olho no aprendizado escolar. O baixo rendimento pode ser fruto da necessidade de óculos.
Na praia, crianças também precisam de óculos escuros.


E aí, você já tem cuidado dos olhos dos seus filhos? Não sabia o quanto isso era importante?

Agora que você já sabe, proteja seu pequeno de doenças oculares.

 www.grupoys.com.br

SAC: 38 3811-2127

@frontiereyewear