Financeiro da sua Ótica

Cuidar da parte financeira da ótica é essencial, assim como em qualquer outro negócio, para que as coisas possam dar certo e a loja possa ter saúde financeira e principalmente sobreviver em períodos de crises. Para cuidar do financeiro existem alguns passos que devem ser analisados e seguidos com bastante cuidado, pois quando o assunto é dinheiro, qualquer erro pode fazer com que a ótica que tinha tudo para dar certo, venha a dar errado. Se você tem ou pretende abrir uma ótica e necessita de algumas dicas relacionadas ao setor financeiro do seu negócio, confira a seguir e comece a fazer as coisas do modo correto.

Como cuidar bem do setor financeiro da sua ótica

Organize as despesas e receitas por categoria

Organização é um dos segredos do sucesso financeiro. Para ajudar a organizar as despesas e lucros por categoria você pode utilizar planilhas de Excel ou se preferir até softwares de gestão de despesas.

Saiba separar o dinheiro da sua ótica do dinheiro pessoal

Nunca misture a sua vida pessoal com o seu negócio, principalmente quando o assunto tratado é finanças. Esse péssimo hábito é muito comum e pode prejudicar o fluxo de caixa da ótica. Por este motivo, mantenha a sua finança pessoal totalmente desvinculada da ótica.

Corte gastos supérfluos

Depois que você organizar as finanças da sua ótica, você terá uma melhor visão de para onde o dinheiro está indo, com isso fica mais fácil identificar gastos desnecessários que podem ser eliminados, aumentando ainda mais o lucro financeiro da ótica.

Alimente o capital de giro

Todo mês é necessário que você retire o capital dos lucros do negócio destinados ao capital de giro para alimentá-lo. Assim, com qualquer imprevisto que apareça será mais fácil superar.

Cuidado com o estoque

Gerencie o estoque da sua ótica para que óculos não sejam acumulados e consequentemente haja a perda de dinheiro. Faça conferências com certa frequência e utilize planilhas para te auxiliar quando realmente deve ser feito algum tipo de reposição para o estoque da ótica.

Monitore o fluxo de caixa

Após adotar medidas como a organização, elaboração de relatórios e planilhas e o controle do estoque, é hora de ficar de olho no fluxo de caixa. Faça uma monitoria no fluxo de caixa para mantê-lo saudável e saber o dinheiro que realmente está entrando e saindo da ótica.

Análise todos os dados de forma frequente

Sempre que possível reveja todos os dados essenciais para o seu negócio. Assim qualquer erro na gestão poderá ser previsto e evitará futuras dores de cabeça para a ótica.

Para encerrar...

Agora que você sabe como realmente cuidar do setor financeiro da sua ótica de modo que ela venha a dar certo e passar de forma segura por momentos ruins, é hora de analisar o que você já fazia de bom e melhorar e ajustar as coisas erradas para que tudo possa melhorar financeiramente. Se as finanças não estão muito boas, com essas dicas irão melhorar de forma considerável, mas se a vida financeira do seu negócio está bem, com as melhores dicas tende a melhorar ainda.

 

Não deixe de ler nosso artigo Sua Ótica em Evidência: http://www.ysprodutosopticos.com.br/news/sua-otica-em-evidencia/14