Dicas para Controlar o Estoque e não ter Dinheiro Parado em sua Ótica

Muitas óticas possuem problemas em controlar o estoque. Algumas delas compram poucos produtos e acabam ficando sem mercadorias para suprir a necessidade dos clientes e outras acabam comprando mercadorias demais e acabam deixando o seu estoque parado.

Como sabemos, isso é falta de um planejamento estratégico e de um jeito ou de outro isso impacta negativamente nas finanças da ótica. Mas quando compramos mais produtos do que realmente deveríamos aí nos deparamos com o famoso estoque parado e um erro comum é achar que isso pode ser algo positivo.

O estoque parado significa que o dinheiro está parado e dinheiro parado significa que ele não está entrando no fluxo de caixa da sua empresa, então não tem como isso ser algo positivo.

Por conta desse problema, hoje te ensinaremos algumas dicas para controlar o estoque e não ficar com dinheiro parado na sua ótica.

Dicas para controlar o estoque

Controle%20de%20Estoque.jpg

- Faça avaliações no seu estoque

Antes de tudo é necessário que você faça uma avaliação em seu estoque para saber quais mercadorias estão paradas e dar um pouco mais de ênfase nas suas vendas.

Quando você avaliar o seu estoque será possível ver quais produtos são mais vendidos e quais estão parados. Você terá uma visão geral do seu estoque e assim poderá adotar medidas estratégicas efetivas para fazer com que o estoque parado na sua ótica comece a circular.

- Qual é o valor do gasto com o estoque

O estoque parado é o mesmo que dinheiro parado, correto?! Mas você sabe qual é o valor que você paga para manter esse estoque parado? Isso é importante para que você além de controlar o estoque possa ter todos os custos reais calculados corretamente.

Por isso calcule os custos de manutenção do estoque e quanto o determinado produto parado está influenciando nesses custos. As vezes é mais viável oferecer maiores descontos nessas mercadorias do que deixar paradas no estoque.

- Automatize o gerenciamento para controlar o estoque

O uso de software automatiza o processo de controle de estoque e isso gera uma série de benefícios como por exemplo a redução de custos, processos automatizados e mensuração em tempo real de saída e entrada de mercadorias.

- Faça ofertas

As promoções são ótimas formas para movimentar o estoque parado e ainda fazer com que o seu cliente possa comprar mais produtos. Por isso, coloque os produtos que estão parados em estoque com ótimas promoções e próximo a eles coloque produtos que possam ser utilizados juntos.

- Negocie com os fornecedores

Verifique se o seu fornecedor pode fazer a troca da mercadoria que está com estoque parado por uma que venda mais. 

Em resumo...

Agora que você aprendeu como controlar o estoque com nossas dicas, é importante que você comece a aplicá-las na sua ótica. Pois antes você errava por não saber como controlar algo tão importante de modo mais eficiente.

Com nossas dicas você pode ter um controle melhor do estoque e com isso nunca mais vai ficar com dinheiro parado.