Como Usar as Redes Sociais para Vender Mais

Não importa se o seu negócio é físico ou online, a verdade é uma só: você pode (e deve) usar as redes sociais para vender mais. O motivo? Segundo dados da ComScore, mais de 80% da população mundial com acesso à internet hoje utiliza as redes sociais.

Isso significa que, você pode ter uma pequena ótica em uma região pouco movimentada ou uma loja virtual que movimenta milhões. Nos dois casos, seus clientes estarão nas redes sociais. Mas como fazer para alcançar esses clientes?

Essa é uma pergunta cuja resposta não é tão simples. É importante estudar bastante o mercado e entender as métricas do marketing digital para esboçar ações assertivas nesse sentido.

 

Todavia, um bom ponto de partida é concentrar-se em pequenas ações que visam um contato mais próximo com clientes potenciais. Para ajudar nesse sentido, portanto, preparamos uma lista de dicas que serão fundamentais a quem deseja usar as redes sociais para vender mais. Vamos ao trabalho.

Conhecimento da persona

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A primeira etapa para explorar bem as redes sociais a fim de aumentar as vendas é conhecer bem o público-alvo e definir uma persona. Essa persona é um perfil fictício considerado o cliente potencial. É para esse perfil que toda a comunicação nas redes sociais deve ser direcionada.

Estudo dos concorrentes

Observar o que a concorrência tem feito é uma das maneiras de obter vantagem competitiva nessa disputa por espaço. Nesse momento é importante avaliar o comportamento dos concorrentes em suas páginas sociais.

O objetivo é identificar exemplos de acertos que podem ser seguidos e erros que podem ser evitados.

Interação com o público

O objetivo de um perfil social é promover interação com o público. Um detalhe interessante, no entanto, é buscar uma comunicação mais informal, de indivíduo para indivíduo.

Os clientes modernos já não toleram um relacionamento burocrático, por isso, é importante que o atendimento seja mais humanizado. A Netflix, por exemplo, é um grande exemplo a ser seguido quando o assunto é comunicação nas redes sociais.

Programação clara

Manter um padrão de publicação de conteúdo também é importante. Isso significa definir uma periodicidade para as publicações e nunca falhar em relação a isso. Se definiu fazer publicações às terças e quintas-feiras, por exemplo, mantenha isso todas as semanas.

Caso seja necessária uma mudança nesse padrão, que seja para mais publicações, não para menos. Lembre-se que o objetivo é engajar o público e produzir conteúdo que vende.

Relacionamento com comunidades

Para conseguir novos seguidores nas redes sociais, é muito válido manter um relacionamento próximo com comunidades onde a sua persona se encontra.

Lembre-se que nesse caso o objetivo não é "empurrar" vendas, mas sim estreitar relações. As vendas devem ser um processo natural, resultado de um amadurecimento da relação cliente/empresa.

Uso de hashtags

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Outra maneira interessante de conseguir seguidores para as redes sociais é utilizando as famosas hashtags. Elas funcionam particularmente bem em serviços como Instagram e Twitter.

Isso porque quando digitadas na busca da rede social, o sistema retorna resultados das principais postagens relacionadas ao termo utilizado. Na prática isso aumenta as chances dos perfis sociais de sua empresa serem encontrados.

Publicidade paga

Tudo o que foi dito facilita a vida de quem deseja usar as redes sociais para vender mais. Para quem pensa em uma ação mais agressiva nesse sentido, no entanto, há sempre a opção de publicidade paga.

Nesse caso o retorno tende a ser mais imediato e focado especificamente em vendas. Uma opção nesse sentido é o próprio Facebook Ads, a rede de publicidade do Facebook.