Nós ligamos para você!
Blog

Como Fazer um Planejamento Financeiro para sua Ótica em 2019

Ter um planejamento financeiro para qualquer empresa é essencial para que ela saiba quais passos devem ser tomados, para agir com segurança e conseguir o sucesso esperado.

Em uma ótica isso não é diferente, o planejamento da área financeira é um dos principais passos que devem ser tomados se você quer ter uma ótica de sucesso e estar sempre à frente dos seus concorrentes.

Porém, é essencial saber que um bom planejamento financeiro é feito com antecedência e pode ir se moldando de acordo com as situações que vão aparecendo e não estavam programadas.

Como 2019 já está batendo às portas, hoje te ensinaremos a fazer um planejamento financeiro para a sua ótica em 2019. Você já vai entrar no novo ano com o pé direito e sabendo de fato o que deve ou não fazer para ter uma ótica lucrativa.

O que é e porque é importante?

Planejamento%20Financeiro%20-%20A%20Impo

Antes de tudo você deve ter em mente o que é e porque é tão importante ter um planejamento financeiro, certo?! Bom, o planejamento das finanças consiste em uma ferramenta de organização das finanças da ótica, onde há um aumento do controle de gastos, análises orçamentárias e definição de estratégias.

Sendo assim, é possível que a ótica crie uma espécie de proteção com relação às necessidade e prioridades do negócio e tornando possível alcançar objetivos em um determinado período de tempo.

O planejamento das finanças é uma ferramenta extremamente importante para a manutenção do bom funcionamento e saúde financeira da ótica. Ele é o responsável por mostrar quais são os caminhos que a ótica deve seguir e quais decisões tomar para conseguir alcançar os seus objetivos e sucesso.

Como fazer um planejamento financeiro para a sua ótica

Antes de tudo é necessário que você tenha uma noção real de como está a situação financeira atual da sua ótica. Você deve conhecer todos os elementos que possam impactar no seu planejamento das finanças, quando eu digo todos os elementos eu falo desde quem é o seu cliente até o seu gasto do último período analisado.

Depois de analisar você deve anotar todas essas informações seja em uma planilha ou adotando um software de gestão para isso, o que torna o processo automatizado e com menos erros. Nesse documento deve haver tudo o que você pretende ganhar e tudo o que também pretende gastar.

Veja o que pode ser adiado, o que pode ser cortado e construa um demonstrativo financeiro sólido.

Feito isso é necessário que você comece a trabalhar com diversas situações hipotéticas. Essas situações devem ser adotadas para que você saiba o que fazer caso as coisas não ocorram como o planejado.

Depois de tudo isso basta que você comece a adotar estratégias para alcançar as suas metas e objetivos. Faça um mapeamento de ações, cronogramas de ações reais, elabore um planejamento estratégico para a sua equipe, analise os últimos resultados e se baseie neles para agir com o seu novo planejamento.

Vantagens do planejamento financeiro

- Você conseguirá manter uma maior tranquilidade financeira por controlar e organizar melhor as finanças, sendo possível também sair do vermelho caso a sua ótica esteja passando por dificuldades;

- Você terá uma redução de custos, já que terá uma visão detalhada do seu fluxo de caixa e poderá fazer cortes de gastos sem que isso prejudique o seu negócio;

- Informações reais o que permite a melhora do resultado financeiro da sua ótica;

- Você conseguirá tomar decisões estratégicas mais eficazes e assertivas para a sua ótica.

Em resumo...

Aprender a fazer o planejamento financeiro é essencial para obter sucesso em sua ótica. Não deixe para começar a planejar em cima da hora. Um bom planejamento é feito ainda no ano anterior, com antecedência, e é reformulado em diversos períodos de acordo com os resultados obtidos.

20 / Dez / 2018
Yara Souza

Comente esta publicação