Dicas de Como Atrair Mais Clientes em Tempos de Crise

As dúvidas sobre como atrair mais clientes, não são necessariamente um problema recente. Todavia, a verdade é que a crise econômica e política experimentada nos últimos anos, adicionou um novo grau de dificuldade nesse cenário.  

Isso porque, se já não era fácil conquistar a atenção de potenciais compradores quando a economia era estável, agora a missão se tornou quase impossível. Diante disso, os negócios que mais sofrem são aqueles posicionados em nichos de produtos que não são de primeira necessidade.

Dentro deste contexto, se encontram por exemplo as óticas, que embora também ofereçam produtos orientado à saúde ocular, lidam muitas vezes com itens que são considerados pelos usuarios como moda. Isso na prática significa que boa parte do lucro vem da venda de produtos que infelismente muitas vezes são considerados luxo e não exatamente de itens indispensáveis.

Para driblar essa situação e manter o crescimento dos negócios, portanto, se faz necessário muito "jogo de cintura", além é claro, de uma boa dose de criatividade. Sabendo disso, reunimos aqui algumas ideias simples e práticas que podem ser seguidas por quem procura como atrair mais clientes. Confira!

Abrir os olhos para o potencial da internet

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Em pleno século XXI, nenhum tipo de negócio pode se dar ao luxo de ignorar o poder da internet. Isso porque cada vez mais as empresas estão adotando estratégias que visam unir o online e o offline em favor do crescimento do projeto.

O objetivo nesse caso, é se manter presente na vida do cliente onde quer que ele esteja, o que inclui naturalmente o universo digital. Mas como fazer isso?

Promovendo ações publicitárias online e mantendo uma relação próxima com os potenciais consumidores por meio das redes sociais. Isso implica em ter um profissional dedicado a esse relacionamento, ou até mesmo contratar um social media para esse objetivo.

Não descuidar do marketing

Falando em publicidade, precisamos lembrar que, diferente do que muitos imaginam, tempo de crise não é hora de poupar dinheiro em marketing, mas sim aumentar os investimentos. Como atrair mais clientes se eles sequer conhecem sua marca?

Pode parecer controverso, mas a verdade é que o marketing é fundamental para tornar uma empresa conhecida e consequentemente atrair atenção dos consumidores. Durante a crise os investimentos nesse sentido devem ser maiores porque pode ser necessário atingir mais pessoas para encontrar um potencial cliente.

No fim das contas, portanto, o que vale mesmo é ficar atento ao ROI, ou seja, o retorno sobre o investimento. Ele é que vai dizer se as ações estão compensando.

Se o saldo estiver sendo negativo, é hora de repensar e melhorar as estratégias de marketing, e não abrir mão delas. Uma dica muito importante é mesclar o Inbound e o Outbound marketing a fim de obter os melhores resultados.

Prestar um bom atendimento

Por fim, além de atrair o cliente até a empresa, é importante oferecer a ele uma boa experiência. Isso não só vai ajudar a fechar mais vendas, como também a fidelizar o consumidor.

O primeiro pilar para isso é oferecer um bom atendimento, o que inclui, claro, um sorriso no rosto e disposição para ajudar o cliente. Dito isso, antes mesmo de impulsionar as ações de marketing, é preciso oferecer um bom treinamento à equipe de atendimento e vendas.

O objetivo é naturalmente ajudar os colaboradores a agirem com educação, carisma e proatividade. Esses são fatores fundamentais para cativar um consumidor em potencial e um dos pilares na busca de como atrair mais clientes.