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5 Passos para Fidelizar Qualquer Cliente

Fidelizar cliente talvez seja uma das tarefas mais difíceis em qualquer empreendimento, superando até mesmo a tarefa de atingir um novo público. Isso não significa, porém, que seja impossível adotar estratégias eficientes para fidelização de quem já conhece sua marca, longe disso.

Com um conjunto de práticas que valorizam o consumidor, por exemplo, é possível aproximar o cliente da empresa e assim facilitar esse processo. Todavia, existem outros fatores que também podem contribuir nesse sentido. A seguir falaremos sobre eles.

Aposte em diferenciais

Uma das maneiras mais fáceis de fidelizar cliente é criando diferenciais para sua empresa. Isso significa apostar no novo, no inédito, ou seja, naquilo que os concorrentes não estão pensando.

Obviamente a missão não é das mais simples, afinal, é preciso uma boa dose de criatividade e ainda coragem para lidar com a insegurança do fator novidade. Apesar disso, se bem elaborado, um diferencial pode fazer maravilhas pela fidelização dos consumidores a uma marca ou empresa.

A razão é clara, se o cliente só encontra determinado benefício em sua loja, ele inevitavelmente vai se tornar fiel a ela enquanto esse benefício for atraente. Simples assim.

Tenha uma comunicação clara

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Saber se comunicar adequadamente é uma habilidade extremamente útil, especialmente no mundo dos negócios. Para quem deseja fidelizar cliente, portanto, é indispensável adotar essa postura frente aos potenciais consumidores.

Isso inclui, por exemplo, comunicar de maneira clara e direta qualquer tipo de alteração na política ou "modus operandi" da empresa. Dessa forma o cliente nunca terá surpresas negativas ao entrar em seu estabelecimento.

Crie um programa de premiação para clientes assíduos

Valorizar a recorrência de compra também é uma maneira de fidelizar cliente. Nesse caso estamos falando da implementação de um programa de recompensa que entrega algum benefício especial ao cliente em função da preferência pela sua empresa.

A lista de possibilidades que podem ser implementadas nesse sentido é grande. As opções incluem, por exemplo:

  • Abertura de conta/crediário com melhores condições na medida em que o cliente faz novas compras na loja;

  • Oferta de um cartão próprio da loja com descontos exclusivos e benefícios extras;

  • Criação de um programa de fidelização por meio de cupom desconto; e

  • Criação de cartão de fidelidade que será carimbado a cada nova compra e dará direito a um prêmio após um determinado número de carimbos, dentre outros.

Tenha paciência e dedicação ao cliente

Quando o cliente entra em uma loja ele não está buscando comprar algo, mas sim solucionar um problema. Dito isso, o bom atendimento e o auxílio na solução do problema do cliente são fundamentais para o fechamento da venda.

Isso significa ter paciência para fornecer ao cliente tudo aquilo que ele precisa, o que inclui inúmeras explicações sobre o que ele quiser saber. Mesmo que se trate de um cliente de relacionamento difícil, é preciso manter a compostura e tratá-lo com o máximo de educação e respeito. Lembre-se, cliente sempre tem razão.

Priorize o bom atendimento

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Aproveitando o gancho do assunto, finalizamos aqui falando sobre o que de fato inclui esse termo "bom atendimento". Diferente do que muitos acreditam, ele não é sinônimo apenas de presteza no atendimento conforme mencionado no tópico anterior.

Antes disso, ele é um hábito que precisa ser adquirido por todos os envolvidos no trato com o cliente. Isso inclui a cordialidade, a atitude serena frente ao consumidor, e principalmente, o figurino condizente com a filosofia da empresa e do ramo em que atua.

22 / Ago / 2018
Yara Souza

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