4 Estratégias de Negócios Que irão Fazer sua Ótica Decolar

A busca por novas estratégias de negócios para ótica tem sido algo cada vez mais constante nos últimos anos, e não sem razão. A crise pela qual o país atravessa tem colocado muitos negócios na berlinda, e as óticas naturalmente estão na lista de empreendimentos que mais sofrem nesse cenário.

Felizmente, porém, com um pouco de criatividade e disposição, é possível contornar esse problema. Para comprovar isso, preparamos aqui uma lista de ideias que podem ajudar uma ótica a decolar.

As estratégias foram divididas em ações online e offline, com o detalhe que a última pode se valer tanto do físico quanto do virtual para a obtenção dos resultados. Siga conosco e entenda como sair da mesmice e melhorar os resultados de seu negócio.

Ações promocionais online

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A internet se tornou um grande aliado dos empreendedores, uma vez que a maioria da população hoje tem acesso ao mundo online. Para aproveitar todo o potencial desse novo universo, no entanto, é importante conhecer alguns conceitos e estratégias relativamente novas e que fazem toda a diferença. Vamos a elas.

Inbound marketing

Também conhecido como marketing de conteúdo, o Inbound Marketing consiste em buscar relacionamento com os clientes por meio da promoção de conteúdo relevante. Dividida a grosso modo em três etapas, essa estratégia consiste em captar a atenção de uma audiência, ajudar ela a entender o seu problema e por fim lhe entregar uma solução.

Hoje em dia existem agências e profissionais autônomos especializados na promoção desse tipo de estratégia. Uma boa opção, portanto, é recorrer a essa possibilidade para implementar uma ação nesse sentido para a promoção da empresa.

Publicidade direta com anúncios pagos

Outra possibilidade do mundo online é pagar para anunciar por meio de plataformas de anúncios. As opções mais comuns nesse cenário são Facebook ADS e Google Adwords.

Em ambos os casos a empresa pode definir o orçamento de sua campanha e direcionar as ações tanto para vendas quanto para branding.

Ações promocionais offline

Falando sobre óticas, que é sabidamente um negócio físico, não dá para ignorar também o poder do offline. Dito isso, é hora de conhecer algumas ideias interessantes que podem ajudar no sucesso do empreendimento.

Eventos, palestras e convenções de lançamento

Para o caso de óculos de sol ou até mesmo promoção de novas marcas de óculos, uma ideia interessante é promover ou participar de eventos. A ideia aqui é apresentar ao público os lançamentos, o que pode acontecer tanto por meio de uma convenção, feira ou evento. Toda empresa deve ficar atenta a esse tipo de possibilidade.

Fidelização de clientes - crossover online e offline

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Por fim temos aqui uma estratégia que pode ser aplicada no âmbito digital e no físico. No primeiro caso, é possível que a ótica crie uma espécie de app, onde cada compra gera uma pontuação que posteriormente pode ser convertida em benefício ao consumidor.

Esse benefício pode ser um desconto ou até mesmo um brinde especial. Agora, para quem não quer investir alto na criação de um app completo, no entanto, há a possibilidade de controlar essa fidelização por meio de um cartão.

Na própria internet é possível encontrar excelentes exemplos de cartão fidelidade que pode ser adaptado para óticas.